segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sensibilização para o Cancro da Mama

A Junta de Freguesia do Estoril recebe até ao dia 16 de Junho a exposição “A Primavera na Arte Pela Mulher”, promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM).


A mostra está integrada num ciclo de sete exposições de Arte que até agora já percorreram diversos espaços, como o BES Arte & Finança, Museu Banco de Portugal e Museu da América Latina, em Lisboa, e Casa Museu de Santa Maria, em Cascais. Este conjunto de eventos celebra o Centenário do Ano Internacional da Mulher e tem como objectivos a angariação de fundos para a Associação e a sensibilização do público para a prevenção da doença. «Queremos chegar à população de uma forma simpática e alegre», afirma Mafalda Matos, vice-presidente da APAMCM. A exposição conta com as obras de diversos artistas conceituados: o português Eduardo Pinto Coelho, a alemã Brigitte von Humboldt, a polaca Anna Stankiewicz e o brasileiro Vando Figueirêdo. Para Eduardo Pinto Coelho e Brigitte von Humboldt a arte «é como uma conversa de alma para alma» que «sensibiliza as pessoas e cria empatia com o que está em falta no nosso mundo». Para Rui Serra Alves, médico e voluntário da Associação, as acções de sensibilização são fundamentais para dar a conhecer os riscos desta doença e qual o tipo de prevenção existente. «Uma em cada oito mulheres tem cancro da mama. São cerca de 4000 casos por ano», acrescenta.
Os valores obtidos com a venda dos quadros revertem a favor desta Associação sem fins lucrativos, criada em 1998 no âmbito da saúde e da solidariedade social.