Arrancou, no dia 16 de Outubro, a nova campanha de plantação referente ao Projecto Oxigénio, lançado em Março deste ano pela Agência Cascais Natura, que visa a promoção e protecção da Natureza e da Biodiversidade do concelho de Cascais.
Até ao momento foram já plantadas seis mil árvores mas, para chegar às 50 mil, - meta que se pretende atingir até Fevereiro de 2009 - a Agência contará, já no dia 2 de Novembro, com a ajuda de várias crianças do Município.
Este projecto foi lançado no âmbito da necessidade de requalificar, proteger e promover os diversos ecossistemas existentes em Cascais, fundamentais para a qualidade de vida dos seus habitantes, através dos serviços ecológicos que disponibilizam – qualidade do ar, mitigação de carbono, corredores ecológicos, protecção dos recursos hídricos e habitat - e prevê uma intervenção numa área de 1.300 hectares do Parque Natural de Sintra-Cascais.
O Oxigénio visa essencialmente a participação da sociedade nas acções de plantação e manutenção de espécies, estando previstos dias abertos à comunidade, incluindo escolas, associações e empresas que podem participar no âmbito de projectos de responsabilidade social e ambiental.
De acordo com Carlos Carreiras, presidente da Agência Cascais Natura e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “este projecto é um símbolo do esforço de envolvimento de todas as forças do concelho na causa comum da preservação do ambiente e constitui um exemplo a seguir se queremos alcançar os objectivos de protecção da biodiversidade traçados para a nossa região, o nosso país e o nosso planeta”.
Fonte: Agência Cascais Natura