Durante cinco dias, o Centro de Congressos do Estoril recebeu o Green Festival, o primeiro certame sobre sustentabilidade que se realizou em Portugal e que teve como objectivo mudar as mentalidades e comportamentos a favor do desenvolvimento sustentável.
Temas como a reflexão sobre o planeta, a natureza e o ambiente estiveram em discussão, de 4 a 8 de Dezembro, reunindo no mesmo espaço empresas, instituições e público em geral. Mas não só!
«Durante o Green Fest queremos agitar as mentes, mobilizar a população e gerar um grande movimento em torno dos temas que marcam a agenda internacional em matéria de Desenvolvimento Sustentável», afirmou José Manuel Costa, presidente do Grupo GCI e membro do consórcio Green Values. E adiantou: «Neste Natal alie o tradicional espírito natalício à preservação do Planeta!».Peças de artesanato, como colares, velas, pratas, candeeiros, porcelanas pintadas à mão, carteiras feitas a partir de embalagens reutilizadas, entre muitos outros produtos “eco-friendly” estiveram disponíveis no ecomercado do Green Festival.Livros, exposições interactivas e test-drives com motas e bicicletas eléctricas e carros híbridos foram apenas mais exemplos da oferta diversificada do evento.Para compras mais do dia-a-dia, o supermercado Brio apresentou-se com uma selecção de alimentos naturais de agricultura biológica, e a Ecover com os seus produtos de lavagem e limpeza ecológica. No recinto esteve igualmente em exposição uma casa ecológica da Fusion decorada somente com elementos amigos do ambiente.
Novidade foi também a presença da Zmar – Eco Camping Resort que se prepara para lançar em Portugal, já no próximo ano, um conceito diferente de turismo, especialmente a pensar naqueles que procuram experiências de bem-estar e relaxamento, como sejam Yoga, Terapia do Riso, Chi Ball e Chi Pilates.O Centro de Congressos recebeu ainda vários ateliers, exposições, conferências, concertos e diversas experiências relacionadas com alterações climáticas, biodiversidade, valorização de resíduos, responsabilidade social e nutrição.
Organizado pelo consórcio Green Values, composto pelo Grupo GCI, Centro de Congressos do Estoril, My Change e Gingko – Wellness Centre, este festival de sustentabilidade contou também com a participação da Empresa de Ambiente de Cascais (EMAC) e das agências municipais Cascais Atlântico, Cascais Energia e Cascais Natura.