quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cascais celebra o 25 de Abril

A actuação da Banda da Sociedade Recreativa de Carcavelos, no Jardim Júlio Moreira, o XI Encontro de Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Concelho, um concerto de homenagem a José Afonso e o espectáculo “História sobre o 25 de Abril”, pelo Bica Teatro, assinalam, em Cascais, o 35.º Aniversário do 25 de Abril.
Com início às 15h30, no Largo da Estação, o Encontro de Ranchos Folclóricos traz às ruas de Cascais oito grupos etnográficos que irão desfilar até ao largo Cidade Vitória, onde se encontra a sede da Junta de Freguesia de Cascais, finalizando o cortejo com uma actuação conjunta.
Nesta edição participam os grupos Coral e Coreográfico da Sociedade Musical de Cascais, ARFET - Associação do Rancho Folclórico de Trajouce, “Regiões de Portugal” – Grupo Etnográfico de S. Domingos de Rana, Rancho Folclórico da Associação de Apoio Social da Nossa Senhora das Neves, Grupo Etnográfico Bairro Sete Castelos, Rancho Folclórico do Grupo de Instrução Popular da Amoreira, bem como o Rancho Folclórico de Aragão (Penafiel), convidado nacional e o Grupo Folklore Semblant Aragones, (Saragoça), Espanha, convidado estrangeiro.
Ao final do dia, a partir das 21h30, o auditório do Colégio Marista de Carcavelos recebe o Concerto de Evocação do 80.º aniversário de José Afonso. Com entrada livre, este espectáculo conta com a participação da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, Sebastião Antunes, acompanhado à guitarra por Luís Peixoto, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e coralistas dos grupos “Coral Vozes do Estoril”, Coro da AISI, Coro de Câmara de Cascais, Ecce Gratum da Associação de Música da Quinta da Carreira, Coro Essa, Coro Polifónico de Cascais, Coro Vox Laci, Coro Vox Maris, Grupo Coral da Sociedade Musical União Paredense (Smup), Vocal da Acapo, Vocal Discantus, sob a direcção do maestro Nikolay Lalov.
Também no âmbito das comemorações, no dia 27, às 10h30, a Biblioteca Municipal Casa da Horta da Quinta de Santa Clara acolhe o espectáculo “Histórias sobre o 25 de Abril”, uma iniciativa organizada pelo Bica Teatro. Dirigido ao público escolar, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o espectáculo aborda temas que marcaram esse período da História de Portugal, tais como a Guerra Colonial, a PIDE/DGF, o papel da mulher e da família, a censura, os capitães de Abril, a liberdade e a democracia.