domingo, 12 de abril de 2009

Depois de polémica: Rua de Braga passa a sentido único

Os moradores do Bairro de S. João, em Carcavelos, decidiram! Após encerrada ao trânsito, a Rua de Braga ganha sentido único.
Depois de uma polémica à volta do seu encerramento, uma medida da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais (CMC), no âmbito da requalificação da Estrada da Rebelva, a autarquia e a Junta de Freguesia de Carcavelos decidiram auscultar a população, numa gestão participativa.
Ouvidos os prós e contras, durante uma reunião que decorreu, no passado dia 3, na sede da Junta, os moradores votaram. No final, o resultado ditou a vontade da maioria dos presentes: a artéria fica apenas com um sentido, com acesso para a zona residencial e saída para o Bairro de S. João.
Foi o caso de Fernando Carmo, residente no bairro há mais de 37 anos. “Para quem não se recorda, a Rua de Braga era uma praceta, contudo, foi transformada em rua até hoje. Retirar agora o trânsito não faz sentido. Voto a favor de um único sentido”.
Uma opinião também partilhada por José Castro, Luís de Carvalho, Alda Maria, entre outros residentes.
No entanto, esta solução não agradou a todos. Para Alcinda Abreu, uma das moradoras mais antigas da Rua de Braga, o encerramento da rua ao trânsito resolveria o problema dos carros estacionados desordenadamente, traria sossego e paz ao bairro”.
Também para Artur Ferreira, vereador do trânsito da CMC, “o encerramento da Rua de Braga, uma artéria com características exclusivamente residenciais, fazia todo o sentido uma vez que que não prejudicaria ninguém, muito pelo contrário. Contudo, alguns moradores entenderam o contrário”.Para dia 17, às 19h30, está já agendada a apresentação das obras de requalificação que irão decorrer no Bairro S. João.