quarta-feira, 29 de abril de 2009

Em Carcavelos: “Conversas sobre Segurança”

“A segurança começa em cada um de nós”. Esta foi a principal mensagem que três especialistas da polícia transmitiram, no passado dia 18, a uma plateia atenta, no âmbito da iniciativa “Conversas sobre Segurança”, promovida pela Comissão Social da Freguesia de Carcavelos.
Apesar do mau tempo, dezenas de pessoas deslocaram-se à sede da Junta de Freguesia para assistir ao debate que teve como ponto alto a discussão de três temas centrais: “Estratégias de prevenção para furtos”, “Segurança e exercício da cidadania” e “Segurança e saúde pública”.
Domingos Antunes, director do departamento da Policia Municipal de Cascais, Hugo Guinote, director de estágio e docente do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública, e Ana Ribeirinho, da PSP de Cascais, apresentaram assuntos concretos, alertaram a população para algumas questões importantes de segurança.
Hugo Guinote falou sobre o policiamento de proximidade, “um processo complexo que pode demorar anos a ser implementado, que nasce de um conjunto de práticas e de vivências em comunidade”.
O sistema já foi “testado” em Carcavelos, com “bons resultados, estando agora a ser implementado em todo o território nacional”, afirma o responsável, adiantando que “boa parte do sucesso desta iniciativa advém do bom relacionamento comunidade e dos polícias”.
No entanto, para Hugo Guinote, “o policiamento de proximidade só terá sucesso quando os quadros policiais contactarem com a população para perceber os seus problemas”, mas adverte, “cabe a cada um de nós zelar pela nossa segurança”.
Uma opinião partilhada por Ana Ribeirinho. Segundo esta responsável “a segurança não é um dever exclusivo das forças policiais, é um dever de cidadania”. E como “a segurança cabe a cada um de nós”, a chefe da PSP de Cascais apresentou um conjunto de conselhos de como nos devemos precaver em casos ilícitos na rua e em casa.
No final, os presentes colocaram questões pertinentes, algumas tiveram respostas imediatas, outras foram apontadas em folhas de rascunho para depois serem analisadas. Certo é que a da iniciativa superou as expectativas até pelo conteúdo das intervenções da audiência.