domingo, 12 de abril de 2009

Monte Estoril: Palavra de ordem: requalificação

É já amanhã, dia 13, que arranca a intervenção de requalificação da Avenida de Sabóia, bem no coração do Monte Estoril. Uma obra que, segundo um comunicado distribuído pela Câmara Municipal de Cascais, deverá prolongar-se por 150 dias.
Os trabalhos arrancam junto ao Jardim dos Passarinhos e irão prosseguir de forma faseada, de modo a permitir desvios alternativos do trânsito, sendo que nos troços em obra não será permitido estacionamento por motivos de segurança.
Contudo, de acordo com a autarquia, “esta intervenção tem por objectivo a reabilitação do principal eixo viário do Monte Estoril com a substituição do pavimento actual por calçada de granito, a qual, além de contribuir para reforçar a noção de centro histórico local, virá promover a diminuição da velocidade na circulação rodoviária, beneficiando a segurança da circulação pedonal”.
Além da substituição do pavimento, o projecto de requalificação inclui ainda a criação de novas bolsas de estacionamento, serão executadas novas caldeiras para as árvores, a rede de iluminação pública será remodelada e serão beneficiadas as redes de infra-estruturas subterrâneas de saneamento, electricidade e telecomunicações.
No final da empreitada, a maior alteração irá sentir-se ao nível do trânsito. “Proceder-se-á à alteração nos sentidos de trânsito”, sendo que “a zona do Jardim dos Passarinhos passará a oferecer um só sentido de circulação”, refere a nota.