quarta-feira, 20 de maio de 2009

Carcavelos: Clave de Prata regressa aos Maristas

O auditório do Colégio Maristas em Carcavelos vai ser palco de mais uma edição do Festival da Canção Infanto-Juvenil “Clave de Prata”, agendado para domingo, dia 24, a partir das 16 horas.
A iniciativa, promovida pelo Coral Infantil de Carcavelos (CIC), conta este ano com a participação de 11 concorrentes, seis infantis e cinco juvenis, já que uma das concorrentes desistiu.
Segundo Odete Morgado, directora e fundadora do CIC, “tivemos mais de 50 inscrições de crianças oriundas de diversos pontos do país. Entre as seleccionadas, há crianças e jovens do Barreiro, Viseu, Feijó, Alverca, Laranjeiro, Seixal, Pinhal Novo, Torres Novas, Seixal, Alpendurada e Laranjeiro. Houve ainda a possibilidade de um grupo de Espanha participar mas revelou-se complicado”.
Já na sua XVIII edição “o festival tem sido cada vez melhor, apresentando mais qualidade de ano para ano”, refere a directora, adiantando que “o objectivo desta iniciativa é proporcionar às crianças a possibilidade de elas poderem demonstrar a sua voz, a sua vontade de cantar e ao mesmo tempo interagirem entre si, numa espécie de intercâmbio”.
A primeira parte do festival será preenchida pela interpretação dos pequenos Cantores de Carcavelos e Coral Infantil de Carcavelos. Haverá ainda a apresentação da canção representante do festival “Caravela de Ouro”, resultado de um protocolo da Região Autónoma dos Açores.
Já a segunda parte inicia-se com a apresentação do Grupo de Teatro TIC e Grupo de Dança da SRM Carcavelos, com a peça “O Universo”, encenada pela própria Odete Morgado. O final promete muita música ao som das 11 canções a concurso.
“A peça tem-nos dado muito trabalho, principalmente ao nível do guarda-roupa que representa o tema do festival. Vemos ter astros, sistema solar, estrelas cadentes e fases da lua”, confessa.
No final do evento, e após o júri atribuir o primeiro prémio, é tradição “distribuímos diplomas de participação e um saco de prendas a todas as crianças”, conclui Odete Morgado.