quarta-feira, 3 de junho de 2009

APD amplia instalações

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) inaugura, esta sexta-feira, dia 5, às 15h30, os novos espaços do Centro Reabilitação Integração de Deficientes (CRID), no Bairro de Alcaide. Sem fins lucrativos, o CRID dá resposta na área da deficiência a carências sentidas em Cascais, tendo sido construído em terreno cedido pela autarquia. A ampliação das instalações vem alargar a capacidade de resposta ocupacional do CRID e do centro de medicina física de reabilitação, que actualmente atende uma média de 150 pessoas por dia para tratamentos na sequência de deficiências motoras de causa neurológica.
Como parte integrante do CRID, está também em funcionamento um Centro de Actividade Ocupacionais (CAO) que oferece uma musicoteca, bem como aulas de informática, dançoterapia, jardinagem, equitação, natação e vela a cerca de 45 jovens.
O CAO visa qualificar a resposta prestada aos deficientes, bem como contribuir para a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e incentivar a integração das pessoas com deficiência em actividades socialmente úteis.
Para além do Centro de Reabilitação Integração de Deficientes, a APD promove a criação de Empresas Sociais, as quais já permitiram a 14 pessoas portadoras de deficiência terem o seu próprio negócio e, consequentemente, um rendimento regular. Actualmente existem várias lojas sociais como uma lavandaria, uma papelaria, uma loja de reparação de electrodomésticos e outra de calçado, entre outras.
Dos projectos de futuro da APD fazem parte a construção de um lar residencial, um berçário, creche e infantário inclusivos e o lar de idosos “Avós e Netos”.