segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gripe A: alunos portugueses infectados em Oxford

Metade de um grupo de 27 alunos portugueses que se encontram a frequentar um curso de inglês em Oxford estão ou estiveram doentes com Gripe A (H1N1), mas a situação “não é preocupante”, assegura uma professora.
Alguns dos alunos que ainda apresentam sintomas estão isolados dos restantes e a receber tratamento, mas “não existe nenhuma situação preocupante”, disse a professora, responsável pelo grupo, preferindo manter o anonimato.
“Todos os casos estão a seguir uma evolução mais ou menos semelhante”, informou, tendo alguns dos que ficaram doentes entretanto melhorado. “Não há nenhuma situação que inspire particular preocupação”, insistiu.
Do grupo de 27 alunos, “sensivelmente metade já estiveram ou estão doentes”, enquanto os restantes estão a frequentar normalmente as actividades do colégio, onde estão estudantes de outras nacionalidades que também foram afectados por este surto de gripe.
O grupo tenciona regressar a Portugal no sábado, que “era a data prevista”.
Todavia, se na altura ainda houver alunos que não possam viajar, a professora contactada pela agência Lusa assegura que existem “pessoas acompanhantes suficientes para ficar com os dois grupos, os que vão e os que ficam”.
A professora preferiu não identificar a escola, mas garantiu que as famílias estão ao corrente e que têm reunido regularmente com responsáveis do estabelecimento, que é do conselho de Cascais.
“Comunicámos a todas as partes interessadas, incluindo as autoridades de saúde dos dois países”, adiantou.
O caso está a ser acompanhado também pelo consulado-geral em Londres.
De acordo com fonte do St. Hugh's College, onde o grupo de alunos portugueses se encontra, o surto de gripe A afectou dezenas de alunos de diferentes nacionalidades.
O estabelecimento, que se destina sobretudo a estudantes do ensino superior, realiza regularmente cursos de inglês para jovens estrangeiros.
Com Lusa