Dezenas de jovens voluntários integrados em equipas da EDP vão distribuir, porta-a-porta, mais de duas mil lâmpadas eficientes nos bairros sociais de Cascais, até dia 11 de Agosto. Serão distribuídas gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes por agregado familiar, assim como alguns conselhos de eficiência energética.
Esta medida, que visa sensibilizar para a troca de lâmpadas incandescentes (as tradicionais) por lâmpadas economizadoras, está a decorrer a nível nacional distribuindo um total de 450 mil lâmpadas eficientes a moradores de bairros sociais e históricos.
Com esta mudança, “as famílias podem poupar cerca de 18 milhões de euros e evitar a emissão de 60 mil toneladas de CO2 para a atmosfera”, segundo informa fonte oficial da eléctrica portuguesa.
O objectivo é garantir a redução de 161.160 megawatts (MWh) no consumo energético nacional, o equivalente ao consumo anual de 60 mil famílias portuguesas.
A acção, organizada pela Empresa de Gestão da Habitação Social de Cascais (EMGHA), conta com o apoio da Federação Nacional de Associações Juvenis, do Instituto Português da Juventude, ADENE e das autarquias locais.