sábado, 19 de setembro de 2009

Concelho soma espaços verdes

O concelho de Cascais conta com novos espaços verdes. Nas últimas semanas, a população de Murches, Altos dos Gaios e Bicuda tem ao seu dispor locais de lazer, onde as crianças podem brincar ao ar livre.

O Parque Urbano das Penhas da Marmeleira, em Murches, freguesia de Alcabideche, encontra-se enquadrado numa paisagem única, com mais de quatro hectares, recuperando a relação visual entre a Serra de Sintra, a Ribeira das Vinhas e as Penhas da Marmeleira.
O parque infantil, os relvados, as amplas zonas de estada, os miradouros e uma passagem pedestre sobre plataformas em madeira que percorrem todo o terreno servem de pólos de atracção para um perfeito contacto com o Parque Natural Sinta Cascais. De realçar que, para além da circulação de peões, a passagem está aberta à travessia de bicicletas, permitindo que haja uma ligação entre os percursos pedestres e cicláveis, com início em Cascais e termo na Serra de Sintra.
Também os moradores do Alto dos Gaios, freguesia do Estoril, não foram esquecidos. No passado dia 13, foi inaugurado o novo parque urbano “Bosque dos Gaios”, situado junto à Rua das Flores, com cerca de 23 metros quadrados.
Um pulmão verde que permite a miúdos e graúdos observar pássaros no miradouro e contemplar o lago. Também aqui foram definidos espaços para hortas comunitárias e zonas de merendas, ao mesmo tempo que foram criados um conjunto de caminhos que percorrem todo o bosque e permitem acesso a peões, bicicletas e veículos prioritários, em caso de necessidade.
Toda a área está devidamente equipada com mobiliário urbano e sinalética para uma mais cómoda e fácil utilização pelos munícipes. Para promover a prática de actividade física foi ainda instalado um circuito de manutenção que convida à execução de um programa de exercícios.
A Quinta da Bicuda, em Cascais, ganhou um novo espaço verde. Com uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, o parque é composto por três espaços distintos onde se procurou permitir a acessibilidade de todos, incluindo pessoas com mobilidade condicionada, carrinhos de bebé, patins e bicicletas. Ao dispor da população está um parque infantil, um recinto desportivo informal, bancos e sombras para descanso e um traçado pedonal com pavimento liso convidativo a passeios.
Nesta intervenção, a autarquia realça a sustentabilidade da paisagem, reflectida em aspectos como a manutenção das infra-estruturas existentes, minimização das áreas regadas, maximização das áreas permeáveis, introdução preferencial de espécies da flora autóctone, utilização de materiais/equipamentos existentes na região ou de fácil aquisição e economicamente viável, e ainda implementação de um sistema de rega misto, automatizado e manual.