quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estoril Portugal XPD Race:montanha foi o cenário dominante do 3.º dia de competição

PRIMEIRAS BAIXAS NA CARAVANA

Ao terceiro dia de competição, do Estoril Portugal XPD Race, a dureza da montanha causou as primeiras baixas no com sete formações - em 59 à partida - a abandonarem precocemente. Os neozelandeses defensores do título continuam bem posicionados na frente, seguidos de perto pelos norte-americanos da Nike/Beaver Creek.
Mergulhando fundo na região mais alta do continente português, o terceiro dia de competição do mundial de corridas de aventura - Estoril Portugal XPD Race - encarregou-se de iniciar um processo de selecção natural entre as 59 equipas que participam em representação de 25 nações. Um contínuo sobe e desce por montes e vales ligou as serras da Lousã, Açor e Estrela numa etapa feita sobretudo a pé e de BTT. Às primeiras horas do dia (terça-feira) surgia a confirmação das primeiras baixas na caravana, com especial destaque para o abandono precoce dos candidatos à vitória do Team Finland (na sequência de uma lesão grave no pé de um dos elementos deste quarteto). O líder desta formação nórdica Tommi Putkuri era o espelho da desilusão; “Ainda não acredito que passámos de candidatos ao título a espectadores!”. Entre os sete abandonos oficializados até ao momento encontram-se também os portugueses do Team Ippon - mantendo-se ainda no terreno as restantes cinco equipas lusas.
Visivelmente agradados pela extrema beleza das paisagens e pela simpatia dos populares (ontem, em Fajão, até havia um lanche surpresa à espera das equipas), os norte-americanos da Nike/Beaver Creek estão a posicionar-se na dianteira da corrida. Mike Kloser, fazia assim o balanço destes três primeiros dias; “Estamos impressionados com a dureza do percurso e sinceramente esperávamos estar a progredir mais rápido. Para já a nossa estratégia para lutar pelo título passa por fazer a maior parte dos pontos, o que não tem sido fácil”. Os actuais Campeões do Mundo (Team Orion Health Nova Zelândia) estão também bem posicionados no terreno e têm ainda todas as hipóteses de revalidar o título.
Mais informação em: http://www.arwc2009.com/
(Fonte: Free Lance Comunicação)
Foto: Paulo Calisto