O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d’Orey Capucho, vai estar presente, no próximo dia 19 de Julho, às 15h00, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro Complexo Desportivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais.
Situado na Rua das Macieiras, em Cascais, o complexo estará equipado com uma piscina de aprendizagem com 10x20m e outra com 8,2m2 de plano de água para prática de hidroterapia e fisioterapia. Contará ainda com dois ginásios, um no piso térreo com 100m2 e outro no primeiro andar com 96 m2, bem como vestiários e balneários, sala para primeiros socorros, cafetaria e ainda uma bancada com 45 lugares para acolher quem pretenda assistir a treinos e eventos.
No exterior está prevista a criação de um solário como prolongamento das piscinas e dos ginásios, enquadrado por uma ampla área ajardinada. O equipamento irá ainda oferecer 29 lugares de estacionamento.
Em termos ambientais o complexo foi projectado de modo a retirar o máximo partido da orientação solar, seja através de painéis de captação de energia solar, aproveitamento da iluminação natural, ou pela possibilidade de utilizar esta fonte de energia renovável nos sistemas de domótica (1), ventilação e tratamento/aquecimento de água. Para além disso, o edifício vai contar com uma importante protecção térmica e acústica, permitindo minimizar custos de manutenção.
A erguer em terreno cedido pelo Município de Cascais, o equipamento é integralmente financiado pela autarquia no valor de 2,3 milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão num prazo de 15 meses.
1) Sistemas que aliam as vantagens dos dispositivos electrónicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos.