Escolher a personagem que deseja encarnar
A escolha da personagem que deseja encarnar é o ponto inicial para possuir um disfarce original. Pode interpretar diversas figuras, desde a bruxa à diaba, passando por uma personagem da família Adams. No dia do Halloween tudo é permitido. Pode também seguir um look mais punk e encher-se de caveiras. Este look está na tendência portuguesa, o que facilita a procura de algumas peças para juntar ao vestuário.
Alguns disfarces originais: zombie, vampiro, demónios, lobisomens, bruxa, abóbora, feiticeira, punk.
Vestir cores relacionadas com o Halloween
O preto, roxo escuro, laranja e vermelho são as cores predominantes nos disfarces. Conjugue as suas peças entre si: este truque sai sempre bem. Use calças ou saia preta, de preferência cumprida. Se não possuir nenhuma, em vez de comprar, peça a uma amiga que lhe empreste para a ocasião.
Caso decida vestir a pele de bruxa má, basta arranjar uma saia preta e uma camisola preta ou roxa escuro! É ainda necessário um chapéu e uma maquilhagem bem pesada, a condizer. Pode criar o seu próprio chapéu de bruxa, com a ajuda de uma cartolina preta. Prenda-o depois à cabeça com a ajuda de um pequeno elástico, de modo a que possa dançar toda a noite, sem que seja necessário preocupar-se com a eventualidade do chapéu cair. Outra possibilidade passa pela conjugação do preto com o laranja, através de peças que sejam do seu agrado.
Deve exagerar numa maquilhagem pesada e sarcástica, mas de acordo com o tema escolhido. Não faça rabiscos na cara para dar um ar desleixado, por pena de o seu disfarce perder a sua originalidade.
Escolha uma base branca para colocar na cara, mas não ponha muita. Para dar um aspecto mais sangrento à sua personagem, opte por pôr primeiro um gloss transparente muito líquido e depois a base. Pode também colocar cicatrizes na cara através de um lápis preto e de uma base vermelha.
Juntar acessórios alusivos à ocasião
Junte ao seu look acessórios alusivos à ocasião, desde colares a ganchinhos. Pode encontrar coisas muito engraçadas (caveiras, cruzes, bandoletes, unhas cumpridas, machados ou facas ensanguentadas). Acima de tudo, procure divertir-se e tirar o máximo partido da festa.
O Halloween remonta às tradições dos povos da Gália e das ilhas da Grã-Bretanha, entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. Os povos Celtas festejavam o final do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas, no dia 31 de Outubro. A comemoração designava-se por Samhain.
Reza a lenda que, na noite do Samhaim, os espíritos dos que haviam morrido no ano anterior voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciava, sendo esta a última esperança de vida após a morte.
Os vivos que, logicamente, não queriam ser possuídos, deviam apagar o fogo das casas para que o ambiente se tornasse frio e indesejado. Além disso, as pessoas vestiam-se com figuras assustadoras e desfilavam pelas redondezas fazendo muito barulho. Esperavam, assim, afugentar os espíritos errantes.