A linha dunar da Cresmina-Guincho é alvo de um plano de reestruturação da paisagem natural. Promovido pela Cascais Natura, o projecto está avaliado em 3,6 milhões de euros e estará concluído até ao verão de 2011.
Esta intervenção, executada em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, estende-se ao longo de 66 hectares e visa evitar o avanço da duna e paralelamente restaurar e proteger o sistema natural que abrange, através de acções de recuperação da fauna e flora local. Esta duna, consagrada com o estatuto de protecção máxima, é a única contemplada como zona de reserva natural pelo Parque Natural de Sintra-Cascais, daí a intervenção paisagística ser essencial. O recente avanço da duna maior, pautado em dez metros por ano para sul, e na recente “invasão” do Parque de Campismo e até mesmo da estrada, acresce a necessidade de implementação de medidas de recuperação dunar. A par deste cenário, a duna tem sido utilizada sem os devidos cuidados pelo homem, prejudicando o seu equilíbrio por via de acções pedestres ou com veículos. Assim, durante a realização do plano de acções o acesso à duna será condicionado por via de vedações e portões de acesso local, servindo igualmente para reestruturar o próprio contacto com a duna no futuro. Tal levará à inserção de acessos pedonais e sinaléticas para locais específicos de observação da paisagem.
A associação Cascais Natura foi criada em Janeiro de 2007 e acolhe como objectivo primordial a promoção de estudos e projectos para a preservação do património natural de Cascais e a subsequente melhoria da qualidade de vida no concelho.