segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Autódromo palco de decisões

Entre os passados dias 19 e 21 de Novembro decorreu no autódromo do Estoril a Prova de Resistência V de V. A competição realizou-se pelo quinto ano consecutivo no circuito e contou com a participação de vários pilotos portugueses.

O primeiro posto no campeonato GT Challenge/Turismo foi novamente decidido no traçado do Estoril, já um palco habitual para a derradeira decisão das classificações finais deste campeonato. A prova foi ganha pelo triunvirato constituído pelos franceses Pascal Gibon, Christophe Bourret e Raymond Narac. A prova foi aliás dominada por pilotos gauleses, que perfizeram os primeiros 11.º lugares da classificação final. O destaque foi para a disputa entre as duas equipas que lutavam pela conquista do campeonato: a IMSA Performance Matmu, dos pilotos já referidos, e a Visiom, composta por sua vez por Jean-Paul Pany, Thierry Perrier e Anthony Beltoise. A vitória acabaria por pertencer ao Ferrari F430 da equipa IMSA, contribuindo decisivamente para os pilotos Pascal Gibon e Christophe Bourret se sagrarem campeões. O português Mário Martins, ao volante de um Porsche 997 Cup terminou a prova na 13.ª posição, acabando o campeonato no 61.º lugar, pois apenas participou nesta última corrida do campeonato.

Na categoria Proto não restavam dúvidas relativamente à atribuição do título, pois estava já matematicamente assegurado pela dupla gaulesa Phillipe Mondolot e David Zollinger, aos comandos de um Norma M-20 F, em representação da Equipe Palmyr. O piloto luso William Cavailhes perseguia a segunda posição final no campeonato e, perfazendo uma dupla com Stephane Romecki, procurava a primeira vitória do ano em solo nacional. Acabaria por terminar a prova no 9.º lugar, dando-lhe a 4.ª posição final no campeonato, o que não deixa de ser um balanço extremamente positivo no final da temporada. Quanto aos restantes representantes nacionais, os irmãos Pedro e Manuel Mello Breyner, acompanhados pelo francês Fabien Rosier, saldaram a sua participação estreante no campeonato pela 21.ª posição, resultado sem dúvida positivo para a dupla portuguesa.