segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TEC: Homenagem a Carlos Paião

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) inaugurou no passado dia 8, uma exposição em homenagem a Carlos Paião. Na ocasião, foi entregue um prémio a Rui Veloso e Herman José pela dedicação e amizade ao músico.

“Carlos Paião: Compositor e Intérprete” está patente no Espaço Memória do TEC até o próximo dia 13 de Março e permite conhecer as diferentes fases da vida do músico, através de fotografias, discos, cadernos com poemas e testemunhos de amigos.a homenagem tornou-se possível graças à colaboração de familiares e amigos do músico que cederam recordações até hoje inéditas.

A inauguração contou com a presença dos pais do músico e algumas dezenas de admiradores do trabalho de Carlos Paião. «Sou um admirador e sempre fui. Sempre foi um compositor de coisas muito boas e era um bom rapaz, uma pessoa muito boa e é com muito orgulho que aceito este prémio», sublinhou Rui Veloso, na entrega da recompensa referente aos 30 anos de carreira, acrescentando que este reconhecimento é sentido de modo «especial» por ser uma homenagem ao seu «grande amigo». O humorista Herman José também foi galardoado com o prémio “Carlos Paião”. Apesar de não ter estado presente na cerimónia, o humorista deixou uma mensagem de agradecimentos. «O Carlos Paião mantém-se um grande parceiro dos meus espectáculos ao vivo. Ele é, juntamente com a Rosa Lobato de Faria, parte do meu ADN artístico e não há tempo que lhe apague a memória», escreveu um dos grandes divulgadores do trabalho do músico.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, também desejou deixar uma mensagem de felicitações ao TEC por «mais uma vez homenagear um grande artista e realizar um trabalho em prol da cultura», caracterizando Carlos Paião como um «grande cantor, compositor e instrumentista». «Era um homem com grande mérito e qualidade pessoal que deixa a todos muitas saudades», salientou.

Carlos Paião faleceu em 1988 e tornou-se conhecido graças aos êxitos “Playback”, “Pó de Arroz” e “Cinderela”, temas recordados, no passado dia 8, pela voz de um grupo de alunos do TEC.