terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Utentes do Hospital de Cascais «muito satisfeitos»

De acordo com um estudo anual independente promovido pela HPP Saúde que mede a Qualidade Apercebida e Satisfação do Utente, 70% dos utilizadores do Hospital de Cascais diz estar «muito satisfeito com o hospital».
A percentagem de maior satisfação dos utentes verifica-se na Consulta Externa e no Internamento com subidas entre 30 a 40 pontos percentuais comparativamente ao estudo de 2008, ano anterior ao início da gestão do hospital por parte da HPP Saúde. De referir que o Hospital de Cascais, na área da Consulta Externa, estava classificado em último lugar a nível nacional tendo hoje uma percentagem de 80% de utentes «Muito Satisfeitos».
Com o início da gestão da HPP Saúde em 2009 verificou-se um aumento de 7 pontos percentuais com 30% dos utentes «Muito Satisfeitos» com o serviço de Urgência, tendo este valor, com a inauguração do novo Hospital, atingido um nível de 57,6% em 2010. Face aos últimos dados disponíveis divulgados pelo Ministério da Saúde, relativos a 2009, a média nacional é de 35% de utentes que atribuem pontuação máxima ao serviço de Urgência, o valor registado pelo Hospital de Cascais (57,6%) representa assim um enorme salto qualitativo na prestação de cuidados de saúde à população. Também o relacionamento interpessoal entre os profissionais de saúde e os utentes do Hospital de Cascais tem vindo a evoluir. Com o desenvolvimento e conclusão deste estudo o Hospital de Cascais reforça o compromisso com os seus profissionais de saúde e utentes, procurando posicionar-se como um prestador de cuidados de saúde de referência, atendendo às necessidades dos seus utentes.
O Hospital de Cascais é o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a ser concessionado e construído em regime de parceria público privada e abrange uma população de cerca de 300 mil pessoas dos concelhos de Cascais e Sintra. /CF