segunda-feira, 21 de março de 2011

Cascais apoia Associações de Moradores com acção de formação


A Agenda Cascais XXI vai promover uma acção de formação gratuita que tem início no dia 24, no auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril.

Esta iniciativa tem como alvo principal as Associações de Moradores do concelho de Cascais e visa ajudar estas entidades a cumprir a sua missão de forma construtiva e eficaz, criando condições para capacitar os seus membros e estabelecer espaços de debate e de partilha de experiências. A acção de formação decorrerá em horário pós-laboral (das 18h30 às 20h30) e as sessões vão proporcionar conhecimentos mais especializados em competências relacionadas com a actividade desenvolvida pelas Associações de Moradores. Ao dotar os seus membros destas aptidões, abre-se caminho para que possam representar de forma mais eficiente as populações, tal como manifestado no Fórum das Associações de Moradores realizado em Setembro de 2010 (ver relatório), no âmbito do qual emergiu o Manual das Associações de Moradores, documento de trabalho sobre como criar uma Associação de Moradores, qual o seu papel, direitos legais, planeamento estratégico, entre outras informações relacionadas com o tema da autoria de Victor Mendes e edição da Câmara Municipal de Cascais e Agenda Cascais 21. A participação é gratuita e pode ser formalizada pelo email. geral@agendacascais21.net para obter mais informações contacte 21 481 57 93 (Fonte: CMC)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO
24 de Março
Gestão administrativa e Financeira das Associações, Marco Fernandes, DNA Cascais
31 de Março 
Planeamento Estratégico, Carlos Oliveira, Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia
7 de Abril 
Organização de eventos, Cristina Almeida, Câmara Municipal de Cascais
14 de Abril 
Mobilização e Comunicação dos Moradores, António Sousa, Associação de Moradores do Alto dos Gaios | Miguel Baptista, BMS
28 de Abril 
Dinamização e Gestão de Parcerias, Jorge Cancela, Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa