O executivo camarário aprovou, no passado dia 21, o protocolo de parceria entre a Fundação CICOP - Centro Internacional para a Conservação do Património, Câmara Municipal de Cascais e Instituto Cultura e Estudos Sociais para as questões de restauro e conservação do património.
A cerimónia de assinatura do protocolo está marcada para o dia 10 de Março pelas 18h00 no Centro Cultural de Cascais. Com este compromisso é estabelecida uma plataforma de trabalho internacional, para troca de experiências e conhecimentos ao mais elevado nível de qualificação. O CICOP existe em Espanha (estando presente em Tenerife, Alicante, Valência, Andaluzia, Bilbao, Madrid, Astúrias, Aragão e Grande Canária), Itália, Argentina, Cuba, Paraguai, Peru, Portugal (sede em Cascais), Grécia e Bósnia-Herzegovina. As delegações CICOP promovem a cooperação internacional em torno do património das cidades e vilas, através da realização de diversas iniciativas orientadas para o estudo dos problemas do restauro e conservação do património cultural e procura de soluções a nível internacional. Para concretizar este objectivo, as delegações CICOP promovem parecerias com universidades para a realização de cursos e seminários, museus e empresas especializadas na execução de intervenções na área do restauro e conservação do património. Por este motivo, este protocolo revela-se muito importante para Cascais visto ser uma região repleta de edificado histórico – fortalezas marítimas, palácios, igrejas, entre outras.
Instituições públicas parceiras da Fundação CICOP: Museu do Prado (Madrid), Fundação Amigos do Museu do Prado (Madrid), Museu Reina Sofia (Madrid), Biblioteca Nacional de Madrid, Sociedade Estatal para a Acção Cultural Exterior (Espanha), Fundação Francisco Godia (Barcelona), Museu Guggenheim (Bilbao) Fundação Cultural Santa Teresa (Ávila), Fórum UNESCO (Valência), Fundação Caja (Madrid), Centro Internacional para a Conservação do Património La Laguna (Tenerife) e Universidade de Granada. (Fonte CMC)