segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mundialito arrasta milhares a Vila Real de Santo António

Mundialito arrasta milhares a Vila Real de Santo António


- 4 Linhas e NS Alcabideche são os representantes do Concelho

- 4 Linhas estreia-se a ganhar enquanto NS Alcabideche sofre pesada derrota


As duas equipas representantes do Concelho presentes no Mundialito em Vila Real de Santo António tiveram sorte diferente na 1ª jornada do Torneio.


Enquanto que 4 Linhas se estreou a ganhar por 4-1 frente aos espanhóis do CD Tartessos o NS Alcabideche sofreu uma pesada derrota por 6-0 frente ao Almada Atlético Clube.


A equipa de Alcabideche participa neste torneio com a sua equipa de Pré-Escolas no Grupo 2. As restantes equipas do Grupo são Valência C.F. e Isla Cristina F.C..


O 4 Linhas, equipa de Trajouce, participa com o seu escalão de Escolas no Grupo 13 juntamente com o Sevilha F.C., Real Bétis Balompié, de Espanha, o E.F.A.R. Polin Paez Pumar, da Venezuela, o Lusitano F.C. e o E.A. Sporting de Faro.


Todos os anos celebra-se o Torneio Mundialito em Vila Real de Santo António, no Algarve, no que é considerado o maior evento de futebol para crianças. A edição de 2011 teve a sua cerimónia de abertura ontem, dia 17.


O Mundialito, torneio de futebol infantil mais importante do mundo celebra-se, pela primeira vez, em dois países em simultâneo. Espanha e Portugal. O Torneio é disputado nos relvados do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, do Beira-Mar de Montegordo e do Lusitano FC, onde decorrerão mais de 400 jogos, a uma média de 60 diários, em 13 campos em simultâneo. O Estádio Ciudad de Ayamonte, em Espanha, acolherá parte dos jogos do torneio da primeira e segunda fase.


Estão em competição três escalões, infantis, escolas e pré-escolas, divididos numa primeira fase em sistema de grupos, seguindo-se uma fase de eliminatórias, da qual serâo apuradas as equipas para as finais.


A organização do torneio, que se realiza pela terceira vez consecutiva, está a cargo da Câmara Municipal, em parceria com a SGU (Sociedade de Gestão Urbana) e do argentino Ricardo Godoy, que organiza o evento há 16 anos.


"Na edição do ano anterior estiveram cerca de 65 mil pessoas durante toda a semana na região por causa do torneio e vários jogos foram presenciados por mais de 5 mil pessoas, o que obrigou à montagem de bancadas suplementares", disse à Lusa o responsável pela área da sponsorização e comunicação do torneio, Armando Jorge.


Ano após ano, o Mundialito vai crescendo, e nesta edição jogar-se-ão mais de 600 jogos e participarão à volta de 3500 atletas espalhados por 170 equipas de 30 países do mundo e dos cinco continentes.