Início de tarde fantástico em Carcavelos, 27º e uma aula de surf prestes a ter início. Os alunos da Plano B retiram as suas pranchas e fatos do interior da carrinha, notando-se a ansiedade em torno de mais uma hora e meia de contacto com o mar e com as ondas. Já munidos com o equipamento necessário, dirigem-se para a praia. Ondas perfeitas para a iniciação ao surf e pouco vento reúnem as condições ideais para mais umas lições para estes jovens praticantes.
A Plano B iniciou a sua actividade como Escola de Surf, em Novembro de 2004, impulsionada pelo surfista, professor de surf e finalista pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) em Psicologia Aplocada, Pedro Araújo, mais conhecido por Pirujo. Já com 28 anos de experiência no surf e mais de 20 na competição, percebeu a necessidade de um ensino mais orientado para a evolução técnica dos atletas, que embora com algum tempo de prática da modalidade, se deparam ao longo do tempo com o mesmo tipo de dificuldades. Por um lado pretende-se utilizar o surf para desenvolver as competências psicológicas inerentes à competição e por outro, promover a evolução técnica, um melhor desempenho e rendimento através do desenvolvimento destas competências.
Embora se encontrem, habitualmente em Carcavelos, a Plano B vai "para onde houver ondas". Este dia não fugiu à regra. Após visionarem a qualidade e a altura das ondas, os responsáveis decidiram que o escalão de avançados iria para a Costa de Caparica enquanto que os menos experientes ficariam por Carcavelos a aprender as manobras mais básicas e as normas de segurança a ter, dentro e fora de água. As mensagens dos instrutores foram respeitosamente ouvidas e meticulosamente seguidas à risca. "O surf é um desporto que prepara as pessoas para a vida, formando-as como pessoas e respeitando o próximo. Sentimos que as crianças vão integrando os princípios básicos e vão ultrapassando os desafios inerentes à modalidade, assim como em fase adulta a vida nos vai apresentando certos obstáculos e temos de saber vencê-los", afirma Maria João, namorada de Pedro Araújo "Pirujo".
A aula é antecedida por uma série de aquecimentos e alongamentos, explicados pelo instrutor. A entrada no mar fez-se com calma e cautela para quase todos os alunos, apenas quatro, já mais velhos, aventuram-se sozinhos, onde as ondas rebentam maiores e mais longe. Quanto aos mais jovens, esses ficam com o instrutor à beira-mar, onde vão recebendo dicas e correcções quanto à técnica essencial para se levantarem em cima da prancha e deslizarem sobre a onda. As quedas e desequilíbrios ainda são frequentes nesta fase, mas os alunos não desistem e voltam sempre a tentar, pois a aprendizagem, como em qualquer desporto, é feita de persistência e vontade.A aula caminha para o fim, os alunos saem da água e os sorrisos são evidentes, A animação e bem-estar enaltece o poder do surf sobre as pessoas e o contacto com as ondas parece ser o ponto alto comum no dia de todos.
De banho tomado, os atletas reúnem-se para um lanche, previamente preparado, e observam em vídeo, o treino efectuado há instantes, para rectificar alguns movimentos e erros que possam ter cometido.
De barriga cheia e com a lição bem estudada, os alunos deslocam-se para o ginásio para um treino específico com o Professor Zaca Soveral, licenciado em Ciências do Desporto pela FMH e proprietário do projecto "Vitamina Surf".
"Desde 1995 que trabalho na área do fitness e procurei englobá-la na vertente do surf. Este projecto procura responder às necessidades que o surfista tem dentro de água e procuramos reproduzir os movimentos do atleta no ginásio, de modo a trabalhar o equilíbrio e fazer com que conheçam cada vez melhor o seu corpo, melhorando, obviamente, a sua performance desportiva, explica o Preparador Físico.
"Outra área onde este treino incide é na profilaxia (prevenção de lesões), principalmente ao nível da coluna, zona lombar e joelhos, zonas sujeitas a maior desgaste. Este tipo de treino, e de acordo com a minha experiência, é pouco conhecido e uma aula de grupo para surfistas, não tenho conhecimento que exista, conclui Zaca Soveral.
(ler na íntegra na edição impressa)