Sabia que as crianças em Cascais têm vergonha de sorrir e que este concelho tem um grande número de crianças carenciadas em lista de espera para tratar da sua saúde oral?
Os Dentistas do Bem, Miriam Teresa Souza Rocha; Diogo Sousa Carvalho F. Brito; Marcia Barasino; Gerusa de Almeida Medeiros; Maria João Tiago Santos Souza; Cesar Henrique Pimentel; Alaize M. Silva; Karin Denise Pellenz; Nuno Ferreira; Ricardo Dinis Fonseca dos Santos Almeida e Darmes Piva Filho têm sido uns verdadeiros heróis ao atender gratuitamente, nos seus próprios consultórios, algumas das crianças seleccionadas pela Turma do Bem com maiores problemas odontológicos. Mas, infelizmente, eles precisam da ajuda de outros médicos dentistas para diminuir a longa lista de crianças em lista de espera no concelho. Agora que estão a começar as férias escolares, a Turma do Bem e a sua rede de Dentistas do Bem vai trabalhar para que no próximo ano letivo consigamos devolver mais sorrisos às crianças. (Fonte: Press Release)
A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental, cujo principal projecto é o Dentista do Bem. Desde que existe em Portugal, este projecto ajudou já mais de 300 crianças carenciadas, angariando para a sua rede de Dentistas do Bem cerca de 200 profissionais voluntários. A sua missão é mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua actividade. Trata-se da única hipótese que estas crianças têm de ter uma vida melhor. Todo o tratamento é gratuito e cada dentista (ou estomatologista) voluntário é responsável pelo acompanhamento de cada criança até ela completar 18 anos. Este projecto foi idealizado e fundado pelo dentista brasileiro Fábio Bibancos, contando actualmente com mais de 9.000 Dentistas do Bem no Brasil, em Portugal e em 9 países da América Latina (Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e México). Só em 2010 estes voluntários atenderam nos próprios consultórios mais de 16.500 jovens em todo o mundo. Em Portugal, o primeiro país da Europa a abraçar este projecto, a Turma do Bem tem como co-fundadora a Fundação EDP, que apoia esta causa que promove a inclusão social dos jovens, proporciondo-lhes perspectivas de uma melhor qualidade de vida.