Com 18 talhões de cerca de 30 metros quadrados cada, a Horta Comunitária do Alto da Parede, inaugurada a16 de julho, é a quarta instalação do género do concelho.
A Junta de Freguesia da Parede serviu de palco para, na sexta-feira que antecedeu a inauguração do espaço, se realizar uma ação de formação para os horticultores selecionados por ordem de inscrição e proximidade de residência. A Horta Comunitária da Parede vai proporcionar um pequeno terreno para a prática da agricultura em zona urbana da freguesia da Parede a 18 munícipes. Em cada talhão, os horticultores podem plantar diversas espécies, respeitando as técnicas da agricultura sustentável e livre de químicos e o Regulamento Municipal, criado para o efeito. Além do abrigo, água e ferramentas, a Câmara Municipal de Cascais, através da Agenda Cascais 21 proporciona aos horticultores formação, prática e teórica sobre agricultura sustentável, abordando temas como: "As bases da agricultura biológica", "O trabalho do Solo" e o "Controlo de pragas e doenças".
Com um forte potencial sociocultural, as Hortas Comunitárias constituem-se como espaços de convívio, lazer e aprendizagem, possibilitando ainda um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores. São parte integrante da Estrutura Ecológica do concelho e estão localizadas em parques e espaços verdes de lazer, trazendo uma nova utilização ao espaço público, onde as diferentes gerações podem conviver. A nova Horta Comunitária da Parede junta-se às do Parque Urbano de Outeiro de Polima (S. Domingos de Rana), Bosque do Alto dos Gaios (Estoril) e da Urbanização de S. João da Rebelva (Carcavelos), todas implementadas em terrenos da autarquia e disponibilizadas a cerca de 80 munícipes para a prática de horticultura, num total de cerca de 2500 metros quadrados.