segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desporto adaptado em destaque na Baía de Cascais


O Clube Naval de Cascais (CNC) organizou, nos dias 9 e 10 de Julho, o V Encontro de Vela Sem Limites – III Troféu Brisa, a maior prova da vela adaptada que visa testar as capacidades de velejar adquiridas ao longo do ano pelos participantes no Vela Sem Limites.

A prova teve início em 2005 no Clube Naval de Cascais e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Brisa – Auto-estradas de Portugal, e no âmbito do Projecto Vela Sem Limites. O Projecto Vela Sem Limites contempla as dimensões lúdica, desportiva, terapêutica e competitiva, em resultado de uma parceria estabelecida entre o clube, a Câmara Municipal de Cascais e a Cercica - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais. O seu principal objectivo é proporcionar às pessoas portadoras de deficiência do concelho a oportunidade de praticar vela adaptada de forma regular (quatro dias por semana) a que acresce uma sessão de treino específico (ao sábado), para velejadores em contexto de competição. Consciente da importância deste evento para os seus participantes, a Brisa tem vindo a manter, desde 2009, um envolvimento empenhado na sua organização. 
De Junho de 2005 a Dezembro de 2010 realizaram-se 440 sessões práticas de vela adaptada, sendo que, no âmbito do projecto, já iniciaram a prática de vela adaptada aproximadamente 150 pessoas com deficiência, a que corresponde um total de 2315 participações. Na vertente competitiva do Projecto Vela Sem Limites registe-se a participação, em 2010, sempre com lugares de pódio, de diversos velejadores do Clube Naval de Cascais em provas nacionais, designadamente no Campeonato Mundial de Vela Adaptada ACCESS, Campeonato Nacional (Cascais) e Campeonato Mundial (Inglaterra-Rutland).