segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Loja Amiga" abriu portas em Alcabideche

Revista de Imprensa - A "Loja Amiga" abriu portas em Alcabideche, Cascais, com o objectivo de ajudar as famílias carenciadas que, a partir de hoje, podem ir ali buscar roupa, brinquedos, produtos de higiene e limpeza por preços mais baixos.

«Aqui há de tudo» é o lema desta loja social, hoje inaugurada na Conferência Vicentina Nossa Senhora da Paz, na Adroana, que pretende ajudar as famílias a enfrentar a crise económica que se vive, oferecendo-lhes todo o tipo de artigos por preços simbólicos. Um par de sapatos a um euro ou uma peça de roupa a 20 cêntimos são alguns dos exemplos do que se pode encontrar na "Loja Amiga". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, esclareceu que «a ideia de abrir uma loja solidária surgiu na sequência da recente criação da Conferência Vicentina Nossa Senhora da Paz e do Banco Alimentar, no Bairro da Adroana, com objectivo de suprir necessidades identificadas no local».
«O número de famílias carenciadas tem vindo a aumentar com a crise e notamos isso porque a pressão sobre a Câmara em termos de apoios sociais é cada vez maior, mas tentamos fazer o melhor que podemos», sustentou o autarca. Carlos Carreiras adiantou ainda que o Fundo de Emergência Social estipulado no orçamento camarário no início do ano, de 1,5 milhões de euros, teve de ser aumentado para 3 milhões, «precisamente porque o pedido de apoio tem sido muito grande».
As lojas solidárias são uma forma de fazer face às dificuldades das famílias e, no caso do novo estabelecimento, na Adroana, o objectivo é disponibilizar o faz mais falta à população da zona, como bens de primeira necessidade, principalmente produtos para crianças, vestuário para todas as idades e pequenos objectos para o lar. No entanto, para poderem usufruir da ajuda desta e de outras lojas, as famílias têm de se inscrever e serão sujeitas a uma avaliação da situação económica e social do agregado familiar. Mediante a avaliação de técnicos, as famílias são encaminhas por uma assistente social e recebem um cartão de acesso à loja.
Numa primeira fase, a loja funcionará três dias por semana, das 14:00 às 17:00, e o atendimento será assegurado por vicentinos e voluntários. Este é o segundo estabelecimento de cariz social a abrir no concelho de Cascais. O primeiro foi inaugurado há cerca de um mês, na Fundação "O Século", na Parede. A iniciativa tem também o objectivo de fomentar a solidariedade, já que qualquer pessoa pode doar artigos, como vestuário, brinquedos, livros, entre outros, que serão posteriormente colocados à venda. (in Jornal Diário de Notícias)