A Câmara Municipal de Cascais (CMC) vai disponibilizar, gratuitamente, através da Agência Cascais Energia, 10 auditorias Caça Watts às habitações dos munícipes.
As auditorias serão oferecidas aos dez primeiros munícipes que se inscreverem nesta campanha, entre 18 e 20 de julho, pela Linha Verde Caça Watts – 800 200 054, entre as 9h00 e as 18h00. O presidente da CMC, Carlos Carreiras, explica que esta iniciativa tem um duplo objetivo. «Por um lado, é uma forma de ajudar os munícipes a encontrar maneiras de poupar na fatura da eletricidade, já que, durante as suas visitas, as Brigadas Caça-Watts apresentam uma série de medidas para redução do consumo de energia. Por outro, estamos a alertar para a importância ambiental que advém da eliminação do desperdício energético».
As auditorias dos Caça Watts têm um custo simbólico para os munícipes, apresentando descontos para jovens e idosos. No entanto, a campanha agora lançada irá oferecer dez auditorias, totalmente gratuitas, às primeiras pessoas que se inscreverem na iniciativa
O Caça Watts é um projeto de diagnóstico energético nas habitações dos munícipes de Cascais. Tem como objetivo ajudá-los a reduzir o desperdício de energia em suas casas e a adotar boas práticas no âmbito da eficiência energética. Está ainda associado à meta municipal de reduzir em 10% o consumo de energia no Concelho. O serviço consiste numa auditoria energética realizada pelos técnicos das Brigada Caça Watts, onde são medidos os padrões de consumo da casa, os pontos de consumo excessivo e comparadas as eficiências de equipamentos domésticos e aparelhos elétricos. Após a auditoria, é elaborado um relatório com o diagnóstico final e recomendações de boas práticas. A adoção das medidas de eficiência energética propostas poderão ajudar os munícipes a poupar até 110 euros por ano, em cada habitação. Para o ambiente, a adoção dessas medidas traz também benefícios: prevê-se uma redução média das emissões de gases com efeito de estufa em cerca de 270 quilogramas por ano, por casa.