quarta-feira, 20 de julho de 2011

Voluntários do “Texugo” vão formar equipar de “Rangers da Natureza”

Já arrancou o Natura Observa 2011 que, este ano, vai envolver cerca de 600 jovens e apresenta um novo projeto: o "Texugo". A iniciativa é organizada pela Agência Cascais Natura e insere-se nos Programas de Voluntariado de verão, promovidos pela Câmara Municipal de Cascais. 


Programa de voluntariado jovem na área do ambiente e da preservação da Natureza, o Natura Observa assenta em oito projetos com diferentes áreas de atuação no território do Parque Natural de Sintra-Cascais: Coruja (recuperação do património arquitetónico), Gaio (vigilância de florestas), Guarda-Rios (vigilância de ribeiras), Germina (banco genético vegetal autóctone), Javali (trabalhos florestais) e Pilrito (requalificação de sistemas dunares). A novidade deste ano é o projeto "Texugo", onde os participantes terão a oportunidade de formar uma equipa de “Rangers do Pedra Amarela Campo Base”, responsável pela vigilância (a pé ou de bicicleta) do local, apoio a atividades de aventura, informação aos utilizadores, monitorização e reabilitação de zonas florestais dentro do perímetro do Campo, entre outras atividades. 
As inscrições para o Natura Observa decorrem até 18 de agosto e devem ser feitas através do site www.cascaisnatura.org. Podem candidatar-se jovens com idades entre os 15 e os 30 anos, residentes ou não no concelho de Cascais. Cada voluntário só poderá participar num projeto por quinzena, embora possa inscrever-se para esse ou outro projeto nas quinzenas seguintes. Os voluntários recebem uma bolsa diária de 12 euros e estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais.