A exposição “O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal”, patente no Espaço Memória dos Exílios, dos CTT desta localidade, foi prolongada até 3 de Março de 2012.
Integrada nas comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, a mostra dá a conhecer o primeiro projecto turístico português, através de objectos e documentos inéditos conservados no Arquivo Histórico Municipal de Cascais e cedidos por coleccionadores privados. Fotografias, desenhos e filmes da época explicam como, no início do século, o Estoril se tornou num projecto turístico inovador sob a designação “Estação Marítima Climatérica, Thermal e Sportiva”.
A exposição, que leva o visitante a fazer o percurso pelos anos dez do século passado, apresenta assim a génese do projecto e percorre os momentos-chave que levaram a que esta estância se afirmasse, definitivamente, como epicentro da Costa do Sol. São retratados momentos como a inauguração do Hotel Palácio, do Casino, ou a transformação do Estoril na derradeira paragem do comboio Sud Express, que ligava a região directamente à Europa.
A entrada é livre, estando a exposição aberta de segunda a sexta, das 10h00 às 18h00.
Decorrente desta exposição, o auditório do Espaço Memória dos Exílios - CTT Estoril recebe no próximo sábado, dia 17 de Setembro, das 15h00 às 17h30, um Ciclo de Conferências moderado por Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, com a presença das investigadoras Raquel Henriques da Silva, Helena Gonçalves Pinto, Irene Flunser Pimentel e Helena Matos. (Turiver)