segunda-feira, 29 de junho de 2009

“Get Back – The Beatles Tribute”, reviver o passado em Cascais

Numa homenagem singela aquela que é a banda mais famosa de todos os tempos, Cascais recebe esta sexta-feira, dia 3 de Julho, às 21h30, no Largo Camões, o espectáculo “Get Back – The Beatles Tribute”, que recupera o espírito da banda de Liverpool.
Será um concerto único, obrigatório para os fãs dos Fab Four e que é, ainda, uma antestreia do espectáculo a apresentar, em Setembro, no Coliseu dos Recreios de Lisboa.
Quatro décadas depois, a Associação para a Promoção do Comércio de Cascais (ComCascais) vai trazer ao palco os Fab Four. Num palco a recriado a rigor, Felipe Fontenelle veste a pele de Paul McCartney; Luís Bento, o papel de Ringo Starr; Miguel Noronha de Andrade, como George Harrison, e Tomás Ramos de Deus interpreta John Lennon.
A banda promete assegurar um regresso ao espírito da “beatlemania”, oferecendo ao público interpretações dos grandes êxitos da banda de Liverpool.
A entrada é gratuita.

Casa da Guia mostra artesanato brasileiro

A Casa da Guia, em Cascais, recebe, a partir de hoje, mais uma exposição de artesanato brasileiro.

A mostra, intitulada “Brazilhandicraft”, é apoiada pela APEX Brasil e pode ser visitada até ao dia 5 de Julho, podendo ser visitada entre as 10h e as 21h.
Amanhã, dia 30, a exposição conta com uma actuação da cantora Cylene Araújo, misturando ritmos como o forró, xote, baião, frevo, maracatu e quadrilha, entre outros.

Juntas disponibilizam Kit de Sustentabilidade

Desde o passado dia 22, as Juntas de Freguesia do concelho disponibilizam, gratuitamente, o Kit da Sustentabilidade - “Manual para Super-Heróis: Hoje o meu bairro, amanhã o mundo” - uma iniciativa desenvolvida pela Agenda Cascais 21.
Trata-se de um guia didáctico que ensina os munícipes a desenvolver boas práticas ambientais e de cidadania. Para garantir o seu exemplar, cada família deverá preencher e entregar, na sua Junta de Freguesia, um vale que será enviado via CTT, para as habitações dos munícipes.

Projecto na Internet: “Venha Linkar connosco!”

A Agenda Cascais 21 já tem disponível o LINKAR, uma comunidade virtual que pretende ser o ponto de encontro para todas as pessoas que queiram desenvolver e divulgar projectos na área da cidadania e da sustentabilidade no concelho de Cascais.
Qualquer utilizador pode registar-se no LINKAR, criar um perfil para um projecto ou simplesmente juntar-se a um projecto que já exista. No calendário, podem ainda conhecer os eventos que são realizados no âmbito das várias iniciativas.
Ligue-se a www.linkarcascais.org
Venha linkar connosco!

Concurso Fotográfico: “Gentes de Cascais”

No âmbito das “Festas do Mar”, que decorrem em Agosto, a Câmara Municipal de Cascais organiza o II Concurso de Fotografia Digital, “Gentes de Cascais”, aberto a todos os fotógrafos, amadores ou profissionais.
Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail: gentesdecascais@gmail.com, até dia 10 de Agosto. Cada participante poderá concorrer com cinco fotos, enviando uma foto por e-mail. Os vencedores serão anunciados no jantar de inauguração oficial das “Festas do Mar”, na Baía de Cascais, agendado para dia 21 de Agosto.

Feira de Artesanato volta a animar o Estoril

Com a entrada no tempo de Verão, o cair da noite convida a uma saída. Nem sempre a escolha é fácil, pois nesta época do ano, multiplicam-se as actividades culturais e de lazer. Aqui fica uma sugestão…
A Feira Internacional de Artesanato da Costa do Estoril (FIARTIL) abre as portas, esta quinta-feira, dia 2 de Julho, assumindo-se, uma vez mais, como um dos “pratos fortes” da animação estival desta região.
Em 46.ª edição, este certame, um dos mais antigos eventos do País, reunirá, até 30 de Agosto, mais de três centenas de artesãos oriundos de todo o país que, “ao vivo e a cores”, mostram técnicas e tradições ancestrais.
Os visitantes desta feira, que reúne 100 expositores, encontrarão peças de singular beleza e tradição, podendo, ainda, assistir ao vivo à execução de técnicas ancestrais aplicadas em materiais como o barro, o vidro, a madeira ou a lã.
A iniciativa conta ainda com um cartaz de animação diário muito diversificado, desde música, dança e teatro, dando especial destaque ao fado, ao folclore e à música popular portuguesa.Porque a identidade de um país também passa pela sua gastronomia, o visitante está desde já convidado a saborear inúmeras especialidades tipicamente portuguesas e a deliciar-se com a sardinha assada, o pão com chouriço, caldo verde, farturas, sangria e muitas outras guloseimas.O recinto, em frente ao Centro de Congressos do Estoril, possui ainda um espaço inteiramente pensado para os mais novos, no qual, graças ao apoio de monitores especializados, as crianças podem participar em jogos e ateliês de acordo com a sua idade.A FIARTIL regista, anualmente, uma grande afluência de público. Segundo a empresa municipal Turismo do Estoril, “em 2008 contou com a visita de mais de cem mil pessoas, o que representa um acréscimo de 35 por cento em relação a 2007. Este ano, as expectativas elevam-se!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mãe de Martim termina protesto

Depois de onze dias a dormir à porta do Tribunal de Cascais, a mãe adolescente de uma criança que a Justiça decidiu dar para adopção decidiu regressar a casa para “preparar tudo para receber o Martim”.
Ana Rita Leonardo afirmou que a decisão de terminar com o protesto surgiu a conselho da sua advogada, Isilda Pegado, que considerou “ser a altura certa para regressar a casa”.
“A partir de hoje já vou dormir em casa e preparar tudo para receber o meu filho”, anunciou a jovem mãe, que disse já estar à procura de trabalho.

Este fim-de-semana, divirta-se em Cascais

Vestuário, calçado, acessórios, lar e decoração vão estar, até domingo, a preços convidativos, na Cidadela de Cascais. Além das compras, o Stock & Fashion Market, uma iniciativa da Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), oferece uma área para mudar de visual, um palco para desfiles e o “Fun For Kids”, com insufláveis e ateliers para crianças.
Além da moda também o teatro estará em evidência…
Organizado pela Op´Arte e pela Byfurcação, a apresentação de Rei D. Carlos na Villa de Cascaes, transforma a vila em peças de rua encenadas, numa recriação histórica dos tempos de El-Rei Dom Carlos. A estreia ocorreu no passado dia 7 de Junho, sendo que o espectáculo sai à rua, às 17h, amanhã, dia 27 e ainda nos dias 4, 11, 18 e 25 de Julho.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Teatro: “Até à Índia…”

A Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos apresenta, domingo, dia 28, às 16 horas, a peça de teatro “Até à Índia”, um teatro de sombras e actores que irá levar os espectadores numa viagem até à Índia do século XVI.

EMAC recebe Certificação de Qualidade

A Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC) recebeu ontem, dia 24, a Certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008, atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Recentemente, a EMAC também foi galardoada com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial, atribuída pela Câmara Municipal de Cascais (CMC), concedida a “quem se distingue ou distinguiu pelos seus méritos e serviços prestados ao Concelho e à comunidade”.
Para Rui Libório, presidente da EMAC, “estas atribuições traduzem o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pela empresa, e é um tributo ao profissionalismo, empenho e dinamismo das nossas equipas, sempre orientadas segundo o compromisso com a qualidade e satisfação da população do concelho”.
A certificação concedida pela APCER integra uma eficaz gestão dos serviços de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, Limpeza Urbana e Gestão de Espaços Públicos Verdes Urbanos (incluindo Espaços de Jogo e Recreio), e ainda a Sensibilização e Educação Ambiental, da população local.
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade permite a organização e harmonização de métodos de trabalho, definição e clarificação de critérios de avaliação de serviços, adopção de sistemas de inspecção e auditoria interna, revisão sistemática de processos e aumento da transparência e responsabilização dos colaboradores da empresa.
Inicialmente, em Dezembro de 2008, a certificação foi atribuída ao Serviço de Recolha de Resíduos, e em Maio deste ano a APCER estendeu-a a todas as actividades da EMAC.

Festas anuais em Outeiro de Polima

De 26 a 29 de Junho e de 3 a 5 de Julho, diversas iniciativas de cariz lúdico e popular
animam os festejos em Outeiro de Polima, onde não vão faltar petiscos e bailes para um pé de dança! Quem o garante é a Sociedade Recreativa Outeirense, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.

CRID: novas instalações, mais respostas

O Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID) ampliou recentemente as suas instalações. Localizado no Bairro Alcaide, o centro desenvolve a sua actividade na área da deficiência, dando resposta a muitas lacunas sentidas no concelho de Cascais.
A ampliação das instalações vem assim alargar a capacidade de resposta desta instituição sem fins lucrativos e do seu Centro de Medicina Física de Reabilitação aberto a toda a comunidade e que actualmente atende uma média de 150 pessoas por dia para tratamentos de fisioterapia em todas as suas valências, com prioridade para casos de pessoas portadoras de deficiência.
Segundo Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID e o principal rosto da instituição, o novo espaço, “criado em apenas oito meses”, pretende dar resposta aos utentes da Associação Cristã da Mocidade e da Flauta Mágica, duas instituições que encerraram portas, deixando sem ocupação dezenas de jovens deficientes.
Como parte integrante do CRID, está também em funcionamento um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) que oferece uma musicoteca, bem como aulas de informática, dançoterapia, jardinagem, equitação, natação e vela a cerca de 45 jovens. O CAO visa qualificar a resposta prestada aos deficientes, bem como contribuir para a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e incentivar a integração das pessoas com deficiência em actividades socialmente úteis.
Inovador também é, sem dúvida, o Complexo Social de Serviço à Comunidade, a funcionar junto às instalações do CRID. Neste espaço inédito no País, funcionam sete empresas sociais onde trabalham 14 pessoas em actividades como lavandaria, papelaria, reparação de electrodomésticos e de calçado, artesanato e brindes, café comunitário, material ortopédico e acessibilidades.
Mas a actividade do centro não se fica por aqui. “Hoje inaugurámos as novas instalações, que ainda terão de ser equipadas e mobiladas e vão estar abertas às escolas e à comunidade, de forma a fomentar a coesão social. Mas existem outros projectos na manga”, afirma Maria de Lurdes.
Segundo esta responsável, “dos projectos de futuro do CRID fazem parte a construção de um lar residencial para os utentes dos Centros de Actividades Ocupacionais”, a ser construído no Bairro S. José, e ainda “um lar de idosos - “Avós e Netos” - que abrange também as valências de berçário, creche e infantário”.
Outra das novidades do centro é o “Espaço Mulher”, um espaço dedicado à mulher com diversos tipos de tratamentos e ajudas, nomeadamente incontinência urinária e tratamento da celulite.
Na opinião de Maria de Lurdes “esta instituição pauta-se por dar respostas que mais ninguém dá, optimizando os recursos existentes. O que temos hoje é algo de inovador, alcançado por uma equipa que faz toda a diferença”.
Presente no dia de inauguração, a jovem Mónica, de 30 anos, uma das utentes do CRID e porta-voz do grupo, enalteceu o trabalho desenvolvido na instituição. “Esta é a nossa casa e onde está o nosso coração. Ao longo das semanas, meses ou anos que já cá estamos, a opinião é unânime: os dias que aqui passamos preenchem o nosso vazio, fazem-nos crescer e enriquecer de todas as formas”.
E acrescentou: “com a ajuda de toda a equipa que aqui trabalha, construímos o nosso dia-a-dia com projectos de futuro, e com a certeza de que estarão sempre cá para nos ajudarem a darmos o nosso melhor”.

Quinta do Barão recebe distinção

O Plano de Pormenor da Quinta do Barão, em Carcavelos, venceu a edição de 2008 do prémio “Cidades de Excelência”, na categoria de planos de pormenor, atribuído pelo jornal Planeamento e Cidades, especializado em ordenamento do território.
A entrega do prémio realiza-se no dia 26, na Fundação de Serralves, Porto. No caso de Cascais, o júri sublinhou o facto do plano contemplar a requalificação urbanística de parte da freguesia de Carcavelos, implementando um parque com seis hectares, cinco dos quais dedicados ao plantio da vinha, incluindo a instalação do Museu da Vinha e do Vinho de Carcavelos.

Externato Europa em festa

A festa de final de ano do Externato Europa está agendada para este sábado, dia 27, a partir das 10 horas, tendo como palco escolhido, uma vez mais, o auditório da Escola Salesiana do Estoril.
À semelhança de tantas outras festas organizadas por este estabelecimento de ensino privado do concelho de Cascais, espera-se uma enorme adesão por parte dos pais, amigos e familiares dos alunos e demais convidados.
Após um espectáculo encenado por “pequenas” estrelas e entrega de diplomas aos alunos da instituição, as festividades continuam nas instalações do Externato Europa onde decorre um almoço convívio.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Última edição do Correio de Cascais

terça-feira, 23 de junho de 2009

Apresentação de livro: Alcabideche em fotografia

À semelhança de Carcavelos e S. Domingos de Rana, também a freguesia de Alcabideche terá o seu registo fotográfico.
A obra – “Registo Fotográfico de Alcabideche e Alguns Apontamentos Histórico-Administrativo” – da autoria de Guilherme Cardoso, Jorge Miranda e Carlos Andrade Teixeira, será apresentada sexta-feira, dia 26, pelas 21h30, no Espaço Montepio, em Alcabideche.
Profusamente ilustrada com fotografias do arqueólogo Guilherme Cardoso, a obra descreve a freguesia, desde os seus limites físicos, à sua ocupação humana. Calcolítico, Idade do Bronze e do Ferro e, mais recentemente, ocupações de diversos povos, com realce para romanos e árabes deixaram os seus vestígios que não escaparam aos investigadores, que assinam a obra. Também a toponímia, as profissões tradicionais, locais de culto e lendas, foram citadas, numa obra que elenca e descreve as diversas povoações e colectividades que integram esta freguesia – a maior do concelho de Cascais.

Mariza cantou e encantou na Baía de Cascais

A Baía de Cascais serviu de palco para receber Mariza, considerada a maior fadista da actualidade, no passado sábado, num espectáculo que reuniu cerca de 25 mil pessoas.
Considerada como uma das vozes mais importantes da música portuguesa da actualidade, a fadista encantou o público com a sua chegada na canoa “Boneca”, a cantar “Já me deixou”, um tema do seu último álbum “Terra”.
Durante duas horas, Mariza encantou os milhares de fãs com “Gente da Minha Terra”, “Há uma música do povo”, “Beijo de Saudade”, entre muitos outros temas.
Bem disposta, a fadista interagiu ainda com o público, revelando as suas origens. “A minha mãe é moçambicana e o meu pai português. Nasci em Moçambique mas vim para Portugal com apenas três anos, viver para a Mouraria, capital do fado. Comecei a cantar com cinco anos numa taberna, aos sábados. Recordo-me que a casa estava sempre cheia. Começava a cantar às 21h e passado uma hora já tinha de estar na cama”.
Uma voz inconfundível numa noite quente de Verão que levou o público ao rubro a exigir o regresso da fadista ao palco, sob o barulho intenso das palmas. A artista respondeu com um encore de três músicas, fechando a noite com o êxito “Rosa Branca”, um tema que considera “universal”, uma vez que “a música é para todos”.

Stock & Fashion Market está de volta!

A Cidadela de Cascais abre novamente as portas para receber a segunda edição do Stock & Fashion Market, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), que vai decorrer nos dias 26, 27 e 28 de Junho.
Durante três dias, a antiga fortaleza irá receber milhares de adeptos das pechinchas, aos melhores preços!
Desde acessórios de moda ao pronto-a-vestir, sem esquecer o calçado, lar e decoração, beleza e bem-estar, todos os produtos “vão a saldos” neste certame.
A AECC afirma ter já tudo a postos de forma a garantir o sucesso do evento que promete não deixar Cascais indiferente. Para tal, conta com a presença de mais de 30 expositores, além de muita animação e várias surpresas.
Entre outras, vai existir uma área dedicada às mudanças de visual - o espaço New Look, na qual todos os visitantes, em especial as mulheres, terão a possibilidade de mudar o seu corte/cor de cabelo, usar uma maquilhagem diferente, ou arranjar e pintar as unhas. Tudo isto a zero euros!
Para as menos aventureiras, reservam-se os cursos de auto-maquilhagem ou as massagens, também gratuitos. Neste espaço pode ainda adquirir diversos produtos de beleza para o cabelo, rosto, corpo e maquilhagem a preços especiais e ainda saborear um cocktail! À excepção da reflexologia e das unhas de gel que exigem marcação, todos os serviços são efectuados por ordem de chegada.
O Stock & Fashion Market arranca oficialmente no dia 26, às 21 horas, com uma noite de “música à tua medida”, animada pelo DJ Wilson Honrado da Cidade FM. No sábado, dia 27, decorre o Desfile de Moda apresentado por Rita Andrade, com manequins profissionais e, no domingo, dia 28, o certame encerra com uma exposição de Vespas Clássicas e um espectáculo de dança a cargo dos BCM.
Estão também assegurados espaços para quem queira simplesmente relaxar ou mudar de visual, como são exemplo o espaço Lounge e o Espaço New Look. Os mais novos poderão divertir-se com as várias actividades do espaço Fun For Kids.
Os visitantes têm acesso gratuito à zona de exposição e a todos os eventos. O Pavilhão Multiusos reunirá os stands institucionais, nomeadamente AECC, EMAC, ComCascais.

Novidade: “Binas” chegam às praias da Linha

Já chegaram às praias de Cascais os novos contentores para resíduos, os “Binas”.
Instalados pela Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC), os 320 contentores pretendem reforçar a higiene pública, totalizando um investimento total na ordem dos 40 mil euros.
Estes novos equipamentos para deposição selectiva e indiferenciada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) apresentam-se mais práticos e fiáveis, comparativamente com os seus antecessores.
Foram distribuídos pelas zonas balneares em conjuntos de quatro unidades - azul, verde, amarelo e cinza - de modo a promover a separação de resíduos.
Feitas em polietileno de alta densidade, com uma tampa redonda e abertura central de 24 centímetros, as “binas”, para além de um design atraente e inovador, têm uma capacidade de 165 litros por unidade.
Graças ao seu formato, para além de terem uma maior capacidade de deposição de RSU, não possibilitam o contacto entre os resíduos e os utilizadores, o que representa uma conquista no plano da higiene. Além disso, impedem que os resíduos se espalhem com facilidade pelas praias pela acção do vento ou de animais.

No Penedo: Creche “Educar para Incluir”, uma realidade em 2010

A Horizonte – Cooperativa de Solidariedade Social e de Ensino vai avançar com a construção de mais um equipamento escolar, no Penedo. O futuro Centro de Apoio à Família, denominado “Educar para Incluir”, terá capacidade para mais de 140 crianças.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro centro decorreu no passado sábado, dia 20, e contou com a presença de António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de António Paraíso Nunes, presidente da direcção da Horizonte, entre muitos outros convidados.
Consciente das carências identificadas a nível de respostas para os mais pequenos, em termos de creche e pré-escolar, a Horizonte desenvolveu um projecto abrangente para estas duas respostas, onde pretende criar uma creche com capacidade para 66 crianças e pré-escolar para 75.
O equipamento social, que implica um investimento na ordem de 1, 6 milhões de euros, irá dar resposta a um total de 141 crianças e emprego directo a 40 pessoas, incluindo a proposta de alargamento em dois postos de trabalho para pessoas portadoras de deficiência, no âmbito do regime de emprego protegido (ENCLAVE), em parceria com a Cercica.
O presente projecto social surge na linha de outros já implementados pela Horizonte, em parceria com a autarquia, sendo que o inicio do seu funcionamento está previsto para o dia 4 de Setembro de 2010.

Na Parede: PSP detém alegado traficante

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cascais deteve, na passada semana, em flagrante delito, na Parede, um homem de 31anos por tráfico de droga, tendo-lhe apreendido mais de 780 gramas de haxixe, 425 euros e várias armas. O suspeito foi detido por elementos da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Cascais, no decorrer de um mandado de busca domiciliária, e depois de ouvido em primeiro interrogatório judicial ficou em prisão preventiva.
Segundo um comunicado da PSP, “há já três meses que pendia sobre o detido um mandado de detenção por falsificação de documento de identidade, sendo que o mesmo estava indiciado por agressões a Agente de Autoridade, posse ilegal de arma e por apedrejamento de um carro patrulha da polícia”.

XVI Cursos Internacionais de Verão de Cascais

O Centro Cultural de Cascais acolhe mais uma edição dos “Cursos Internacionais de Verão de Cascais”, a decorrer até a 4 de Julho.
A iniciativa, dirigida por José Tengarrinha e promovida pela Câmara Municipal de Cascais e Instituto de Cultura e Estudos Sociais, engloba dois motes distintos.
Assim, de 22 a 27 de Junho, será apresentado o tema “Antes e depois de Paula Rego: as mulheres pintoras em Portugal”, coordenado por Raquel Henriques da Silva, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e pela doutora Sandra Leandro, da Universidade de Évora e Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. De 29 de Junho a 4 de Julho, a iniciativa dá destaque ao tema “As crises no nosso tempo”, coordenado por Francisco Cabral, da Rádio Renascença.
Do programa, constam ainda diversos complementares, a decorrer nos dias 22, 23, 25 e 26 de Junho, na Casa de Santa Maria, em Cascais, entre as 18h e as 20h, sob o tema “Medicinas Complementares e Alternativas”, ministrado por Mário Simões, médico psiquiatra da Faculdade de Medicina de Lisboa.

domingo, 21 de junho de 2009

Fashion Week Verão: O evento criado à medida dos seus sonhos

O CascaiShopping tem uma boa notícia para todos aqueles gostam de estar na moda.
Sabe quando vai às compras e fica indecisa no que vai comprar, qual a cor que lhe fica melhor, o que deve levar para um reunião ou festa? Pois é, agora acabaram-se as indecisões…
Não perca o Fashion Week, no CascaiShopping, a decorrer até amanhã, e aprenda tudo com quem sabe.
Já começou o evento de moda que lhe oferece o serviço de Fashion Advisor, um especialista de moda que a vai ajudar a encontrar as peças mais “in” da estação e de Personal Shopper que vai consigo às compras para lhe ajudar a comprar as melhores peças da estação. Só tem de lhe dizer quanto quer gastar. Bom, não é?
Marcado pelos estampados e as cores vivas, o Verão é a estação mais alegre e divertida do ano. O rosa, o laranja, o amarelo, o verde e os roxos e lilases vão ser as cores predominantes numa estação onde o floral, os motivos tribais, os círculos e as bolinhas também vão fazer furor. As peças “must-have”, indispensáveis em qualquer roupeiro, vão ser as saias, os vestidos, as bermudas, os calções curtos e os macacões.
No espaço Fashion Week, o Fashion Advisor vai aconselhar quais são as tendências, as cores e os formatos que melhor se adaptam ao seu corpo.
Para Sandra Veludo, Portugal Marketing Coordinator da Sonae Sierra, “desde a sua primeira edição que a Fashion Week tem alterado e melhorado o visual de milhares de portugueses. Atentos a todos os pormenores, o Fashion Adviser e Personal Shopper ajudam, de forma gratuita, todos os visitantes a encontrar a peça adequada à sua fisionomia e estilo, criando o ‘look’ perfeito capaz de valorizar cada pessoa individualmente”.

sábado, 20 de junho de 2009

Ministra da educação premeia alunos da Cidadela

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, premiou os alunos da Escola Secundária da Cidadela, em Cascais, que frequentaram o curso profissional de multimédia, alertando para a importância destes cursos para “um futuro mais aberto”.
“Os cursos profissionais, que têm sido desvalorizados, representam um futuro mais aberto para os jovens e uma preparação adequada para aquilo que são os seus anseios”, afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, à margem da cerimónia de entrega de prémios aos melhores trabalhos realizados pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia.
Satisfeita com a iniciativa, a ministra não poupou elogios à Escola Secundária da Cidadela que considerou ser “o exemplo do bom trabalho que se faz nas escolas públicas”, sublinhando a sua preocupação e orgulho “com a qualidade intrínseca daquilo que faz”, algo que considera ser essencial para o país.
“Este país e as nossas escolas precisam de ter orgulho naquilo que fazem e acreditarem que a nova geração vai ter um futuro prometedor”, frisou.
“É uma escola que se preocupa em preparar os cidadãos para o nosso país, com competências novas para a nova economia”, acrescentou.
Segundo a directora do curso, Teresa Campos, os “Prémios Boomerang” têm como principais objectivos “motivar os alunos para as aprendizagens, melhorar o seu desempenho, nomeadamente na produção de trabalhos com mais qualidade e promover a relação entre a escola e os diferentes elementos da comunidade”.
“Concorreram a prémio todos os trabalhos que se destacaram pela sua qualidade técnica, criativa e narrativa, organizando-se em categorias por ano (10º 11º e 12º), como Imagem Digital, Imagem Vectorial, Site, Animação, Cartaz, Narrativa Audiovisual, Produção Publicitária, Animação nas artes plásticas, História interactiva e Aplicação Interdesciplinar”, explicou.
Para Teresa Campos, a importância deste evento resume-se ao “reconhecimento do trabalho realizado pelos cerca de 80 alunos que frequentaram este curso”.
“Procurámos elevar o nível de qualidade e prepará-los para o mercado de trabalho”, concluiu a responsável.
Com Lusa

Musical “Cats” sobe ao palco no Casino Estoril

Uma centena de alunos da Escola EB 2,3 Prof. António Pereira Coutinho, em Cascais, sobe ao palco do Salão Preto e Prata do Casino Estoril, amanhã, para apresentar o musical “Cats”, de Andrew Lloyd Webber, com dois espectáculos agendados para as 15h e 18h30.
Com as receitas obtidas, os alunos esperam assim ajudar o Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. Os bilhetes têm preço simbólico: adultos (a partir dos 14 anos), cinco euros; crianças, três euros; até três anos é grátis.
Uma iniciativa da professora de música e área projecto, Ana Rita Abraão, que “em tempos de crise” resolveu desafiar tudo e todos, com um denominador comum que se encontra implícito na formação de valores éticos e solidários das crianças.
Os alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, estão empenhados ao máximo, ensaiando, desde Janeiro, “ noite e dia, sábados e domingos, férias e feriados” para levar a palco o musical, com letras em português.
Além da ajuda dos pais, crucial para a organização do espectáculo, o evento conta ainda com o apoio do Casino Estoril, Câmara Municipal de Cascais e Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC).

Cascais tem “Pegada ecológica”

Cascais é o primeiro concelho em Portugal a conhecer a sua “Pegada Ecológica” (área necessária a cada pessoa para produzir o que consome e absorver os resíduos que produz), conforme um estudo realizado pela Agenda Cascais 21 em colaboração com o Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade (CESTRAS).
A Pegada Ecológica de Cascais é de 5.2 hectares globais (mais 18% do que a média nacional - 4.4) e um pouco acima da média da União Europeia (4.7).
No estudo consideram-se variáveis como alimentação, mobilidade e transportes, habitação, bens de consumo e serviços.

Juntas recebem Kit de Sustentabilidade

A partir de segunda-feira, dia 22, as Juntas de Freguesia do concelho vão ter disponíveis, gratuitamente, o Kit da Sustentabilidade - “Manual para Super-Heróis: Hoje o meu bairro, amanhã o mundo” - uma iniciativa desenvolvida pela Agenda Cascais 21.
Trata-se de um guia didáctico que ensina os munícipes a desenvolver boas práticas ambientais e de cidadania. Para garantir o seu exemplar, cada família deverá preencher e entregar, na sua Junta de Freguesia, um vale que será enviado via CTT, para as habitações dos munícipes.

Nova edição do mapa Lisboa/Cascais já disponível

Já foi lançada a nova edição do mapa Lisboa/Cascais. O novo exemplar, em formato desdobrável, inclui todos os monumentos e locais de interesse dos dois concelhos, bem como diagramas das redes de transportes públicos, METRO e CP.
No verso da nova edição, lançada pela ClipArt, empresa especializada em mapas, guias e roteiros, figuram ainda ampliações de algumas das zonas mais nobres da capital, o mapa de Cascais, do Estoril e da Costa de Lisboa.
A edição, que disponibiliza também informações úteis e contactos, está disponível em seis línguas: Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão - e encontra-se à venda por 6,90 euros.

Centro Comunitário da Boa Nova inaugura amanhã

A partir de amanhã, dia 21, a freguesia do Estoril passa a contar com mais um equipamento multifuncional, edificado em terrenos outrora ocupados pelo Bairro do Fim do Mundo, por iniciativa do Centro Paroquial do Estoril. A inauguração do equipamento está marcada para as 11 horas.
O Centro Comunitário da Senhora da Boa Nova inclui diversos espaços e serviços de natureza social e educativa, que visam dar apoio às populações residentes na área da Galiza e Fim do Mundo, disponibilizando uma creche com capacidade para acolher cerca de 60 crianças, jardim-de-infância, centro de dia, serviços de apoio domiciliário, bem como um centro de formação profissional e igreja.
Uma das principais valências do equipamento é, sem dúvida, o auditório com capacidade para 600 lugares, projectado com as condições técnicas adequadas à realização de concertos e espectáculos de teatro ou dança, que permitirá reforçar e descentralizar a oferta cultural do concelho.

Corte de água em São João do Estoril

Desde das 13 horas que milhares de pessoas que vivem em São João do Estoril estão sem água da rede pública. Uma ruptura na estrada da Alapraia é a razão para o corte do abastecimento público. O atendimento telefónico das Águas de Cascais funciona apenas através de uma gravação. O sistema informa o público que antes das 20h não deverá haver água na rede pública.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mariza ao vivo na Baía de Cascais

A Baía de Cascais servirá de palco para receber Mariza, considerada a maior fadista da actualidade, num espectáculo de entrada gratuita que pretende deixar uma marca neste Verão. Considerada como uma das vozes mais importantes da música portuguesa da actualidade, a fadista actua, este sábado, a partir das 22 horas, na Baía.
Recém-chegada dos EUA e Canadá, onde esteve em digressão durante três meses, Mariza apresenta-se neste concerto ao ar livre não só com os êxitos do seu último disco “Terra”, mas também fados mais antigos e emblemáticos que tão bem sabe interpretar.
A intérprete de êxitos como “Gente da Minha terra” e “Há uma música do povo” vai (en)cantar Cascais, num espectáculo em que são esperadas milhares de pessoas.
O Verão de Cascais, que já é uma marca do concelho devido à programação variada que oferece anualmente, dá destaque aos grandes eventos, e Mariza é, sem sombra de dúvida, um momento que se tornará inesquecível. Não perca!
Devido ao concerto, a circulação rodoviária na Baía de Cascais vai estar cortada ao trânsito entre as 19h00 e a 01h00, de modo a garantir a segurança de quem ali vai deslocar-se para assistir ao espectáculo. O corte abrange a Avenida D. Carlos I e a zona da Baía, entre as rotundas do Centro Cultural de Cascais e da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, junto ao Jardim Visconde da Luz.

Mãe de Martim pára greve de fome

Ana Leonardo, de 15 anos, esteve durante três dias em greve de fome contra a decisão do Tribunal de Cascais em dar o seu filho, Martim, de dois anos e meio, para adopção.
Sentada em frente ao tribunal, dia e noite, a jovem já se começava a sentir fraca. “A fome já é muita, sinto-me mal, com tonturas e dores do estômago, mas não vou desistir de lutar para impedir que o meu filho seja entregue para adopção”, confessou.
Com diversos cartazes nas mãos, a jovem mãe, acompanhada por amigos e familiares, não pretende baixar os braços, reivindicando que o seu filho seja entregue à família biológica.
“Martim, tens uma família”, “Martim és nosso” e “adopção não!” são apenas alguns exemplos das mensagens que a jovem pretende transmitir.
O filho está internado desde Fevereiro de 2007 no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, depois da Segurança Social e o Tribunal de Família de Menores de Cascais terem considerado que Ana não tinha condições para tratar do filho.
Contudo, a progenitora garante ter condições para criar o filho e que não vai desistir. “Vou até onde for preciso”, disse.
Contudo, Ana Leonardo viu-se obrigada a parar com o protesto, sendo agora a avó do menino que está sem comer.
Depois de a jovem e os pais terem sido chamados, esta quarta-feira, pela Comissão de Protecção de Menores de Cascais , que os “ameaçou” de retirarem a guarda da menor e entregá-la a uma instituição caso continuasse com esse comportamento, a jovem decidiu começar a comer, informando que a greve de fome passará agora a ser feita pela sua mãe, Graça Leonardo.
A avó admite que a greve de fome é uma “decisão pensada e firme” que só vai terminar quando tiver o neto à sua frente. “Se o Martim estava para adopção com carácter de urgência, agora que seja devolvido à família também com carácter de urgência”, disse.
Segundo a mãe da jovem, que se mostra “cansada mas não derrotada”, a decisão de iniciar a greve de fome teve o apoio de toda a família e amigos. “Estou de rastos, mas não vou desistir”, garantiu.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Condicionamento de tráfego na A5

Até dia 20 de Junho, a A5 será alvo de vários condicionamentos de tráfego, em virtude de obras de beneficiação do pavimento e de construção do nó de ligação ao IC30. Os trabalhos serão realizados em período nocturno - entre as 21h e as 06h - de forma a minimizar o impacto para os automobilistas, e implicarão os seguintes condicionamentos de trânsito: De 15 para 16 de Junho, corte de via direita, do km 14,2 e da via central, do km 13,9 ao km 12,150, sentido Carcavelos/Estádio Nacional. De 16 para 17 de Junho, corte de via direita, do km 11, e da via central do km 10,3 ao km 9,1, sentido Carcavelos/Estádio Nacional. De 17 para 18 de Junho, corte de via direita, do km 11, e da via central do km 10,3 ao km 9,1, sentido Carcavelos/Estádio Nacional. De 18 para 19 de Junho, entre as 21h e as 03h, corte de via direita, do km 9,7, e da via central do km 8,9 ao km 8,250, sentido Carcavelos/Estádio Nacional. Entre as 23h e as 06h, corte de via direita do km 7,1 ao km 8,6, sentido Estádio Nacional/Carcavelos. De 19 para 20 de Junho, entre as 20h e as 04h, corte de via esquerda, do km 14,7, e da via central, do km 14,3 ao km 13,9, sentido Carcavelos/Estádio Nacional. Entre as 23h e as 06h, corte de via esquerda, do km 9,4, e da via central do km 9,9 ao km 11,2, sentido Estádio Nacional/Carcavelos. Entre Alcabideche e Cascais, na noite de 17 para 18 de Junho, e por causa da construção do Nó de ligação ao IC30, as condições de circulação serão alteradas da seguinte forma: Entre as 21h e as 05h, corte total da A5, em ambos os sentidos, entre o Nó de Cascais e o Nó de Alcabideche. Os itinerários alternativos, da responsabilidade da Concessão Grande Lisboa, estarão devidamente assinalados no local.
O Número Azul da Brisa (808 508 508) está à disposição dos automobilistas, para prestar as informações e os esclarecimentos que considerem necessários

segunda-feira, 15 de junho de 2009

António Capucho empossado Conselheiro de Estado

O Presidente da República deu posse hoje aos novos membros do Conselho de Estado. Foram empossados os Conselheiros de Estado António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Leonor Beleza e José Joaquim Gomes Canotilho.

domingo, 14 de junho de 2009

Na estação da CP: Rapaz morre em confronto de gangues rivais

Um jovem do Bairro da Torre, em Cascais, morreu, na madrugada de sábado, electrocutado nos cabos de alta tensão da estação de comboios (CP), depois de ser perseguido por grupo rival do Bairro da Cruz Vermelha.
A “guerra” entre dois grupos rivais resultou na morte de Aldair Martins, de 18 anos, na estação de Cascais.
As “hostilidades” começaram em Lisboa. O jovem, futuro mecânico e que acabara de tirar a carta de condução, saiu à noite com mais quatro amigos para a discoteca Armazém F. “Foi a minha primeira festa da espuma”, revela uma das testemunhas que presenciou a morte do amigo.
“Encontramos uns 20 rapazes do bairro da Cruz Vermelha que começaram a picar-se porque um deles, o Ary, achava que eu lhe tinha apalpado a namorada”, explicou. Umas horas depois, os cinco jovens encontraram o mesmo grupo na estação do Cais Sodré, em Lisboa. Avisaram a PSP no local, de que estariam a ser perseguidos pelo grupo rival, mas foi em vão. “Ignoraram...”.
Assim que chegaram à estação de Cascais e as portas do comboio abriram, Aldair fugiu de Ary. “O meu sobrinho correu, como forma de se defender, para cima do comboio”, explicou o tio da vítima, Lito Lindau. “Mas contam as testemunhas que ele se agarrou aos cabos de alta tensão e caiu. Contudo, é estranho isso ter acontecido e não ter havido queimaduras”.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Cascais confirmou que a vítima apresentava queimaduras mas não souberam precisar se foi numa mão ou nas duas. O jovem foi ainda levado para o Hospital de Cascais com vida, mas “viria a falecer pouco depois”, segundo revelou fonte desta unidade.
A família queixa-se de negligência do INEM pelo atraso de meia hora. “Isso não é possível”, apontou fonte do INEM: “Temos o registo da chamada às 7h25 e a ambulância saiu às 7h26. Sendo que a estação é logo na mesma rua”.
Porém, a versão da PSP é outra. Paulo Flor, relações públicas da Direcção Nacional, alega que “se registaram desacatos após a ocorrência devido a uma chegada tardia dos meios de socorro”. Informação confirmada por uma testemunha, empregado do café ao lado da linha de comboio.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Arraial Santo António em Alcabideche

A Junta de Freguesia de Alcabideche promove, amanhã, dia 12, o tradicional arraial em honra de Santo António.
E porque estamos em época de festejar os Santos Populares, das 20 às 24 horas, a Praceta do Moinho recebe as actuações dos conjuntos “Só com gelo” e “Ténis Bar”, numa noite que promete muita alegria e divertimento.
Sardinha, pão e vinho não faltarão para animar a noite. Segundo a organização, a iniciativa prolonga-se até “quando acabar…acabou”.
Não perca!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Praia Segura no Guincho

A operação “Praia Segura” volta ao Guincho já a partir de sábado, dia 13. Durante os fins-de-semana e feriados, os utentes deste areal vão dispor do apoio de uma ambulância de socorro com uma tripulação que inclui um médico e dois bombeiros com formação na área pré-hospitalar, que estará estacionada no principal acesso da zona balnear

Procissão do Corpo de Deus

A tradicional procissão de Corpo de Deus realiza-se, quinta-feira, dia 11. Com partida da Igreja Matriz de São Domingos de Rana, às 19 horas, a procissão vai contar com a presença das forças vidas da freguesia, assim como a actuação da Banda da Sociedade de Carcavelos.

Aniversário da Vila de Cascais

Amanhã, dia 10, o município assinala os 645 anos da elevação de Cascais à categoria de Vila. A cerimónia de entrega das medalhas de mérito, que tem lugar no Centro de Congressos do Estoril, a partir das 18 horas, durante a qual serão distinguidas diversas personalidades e entidades do concelho, é o ponto alto das comemorações.

Fim do Mundo: Câmara remete para Estado responsabilidade

O vereador da habitação e acção social da Câmara Municipal de Cascais, Manuel de Ferreira Andrade, remeteu hoje para o Estado a responsabilidade sobre os “casos isolados” das pessoas que ficaram desalojadas após a demolição das últimas barracas do Fim do Mundo.
Segundo Manuel Andrade “a Câmara não tem capacidade de realojar os indivíduos isolados, sendo que a primeira responsabilidade é do Governo e não da autarquia”.
E acrescentou: “já me foi pedida uma audiência pela designada Comissão de Moradores do Fim do Mundo e na próxima semana pretendo reunir-me com eles a fim de esclarecer o que se passa e o que devem fazer”.
Durante o dia de hoje, foram demolidas as últimas barracas do bairro do Fim do Mundo, no Estoril, num trabalho que começou às 8h30 e terminou às 16h30, apesar do protesto dos moradores, que acusavam a Câmara Municipal de falta de alternativas de habitação para alguns residentes.
Com cartazes na mão que diziam “Manuel Andrade queremos casa, também temos responsabilidades” e “Não é preciso engravidar para ter casa”, os moradores reivindicavam um lugar para dormir.
Ana Gomes, de 60 anos e uma das mais antigas moradoras do bairro, alegava que não tinha onde dormir e que não sabia o que fazer a todas as suas coisas.
Também Jani, um dos membros da comissão de moradores do Fim do Mundo, mostrou-se revoltada com o facto de a Câmara só realojar as famílias que tivessem filhos.
“Quem não tem filhos não tem direito a casa. Então, a solução é começarem as raparigas todas a engravidar”, reivindicava.
A Câmara Municipal de Cascais fez-se representar, no local, pelo director do departamento da Polícia Municipal, Domingos Antunes, que esclareceu terem sido demolidas sete barracas e que “todas as famílias foram realojados”, admitindo que “há indivíduos isolados que terão de procurar alternativas por eles próprios”.
Estas declarações contrariam a posição da comissão de moradores do bairro, que alegava estarem a ser demolidas 15 barracas, que correspondiam ao mesmo número de pessoas desalojadas.
A comissão de moradores prometeu continuar com a luta pelo direito à habitação, estando prevista uma próxima manifestação para o dia 21 de Junho, quando for inaugurado o Centro Paroquial que está a ser construído no local das antigas barracas.
O entulho resultante da demolição das barracas vai ser removido no início da próxima semana, sendo que está em desenvolvimento um “projecto de renaturalização deste espaço da Reserva Ecológica Nacional, que irá permitir a devolução do Pinhal de Santa Rita à população”.
O degradado bairro do Fim do Mundo, onde foram recenseados 287 agregados familiares, está a ser desactivado desde 2002, tendo a mais recente demolição, relativa a nove casas, ocorrido em Março.

Demolidas últimas barracas do Bairro do Fim do Mundo

A Câmara Municipal de Cascais demoliu, esta manhã, por volta das 10 horas, as últimas barracas do Bairro do Fim do Mundo, na Galiza, freguesia do Estoril, sob o protesto dos moradores que acusam a autarquia de não dar alternativa às pessoas.
Segundo Armandinho Sá, representante da comissão de moradores do bairro, a Câmara Municipal demoliu 20 barracas. Contudo, apesar do “ambiente calmo” vivido no local, os moradores protestaram com cartazes onde se lia “as pessoas não têm alternativas”.
A demolição foi acompanhada por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Polícia Municipal (PM).
De acordo com a mesma fonte, a população tem-se manifestado a favor da destruição das barracas mas reclama da autarquia alternativas de habitação.
O degradado bairro do Fim do Mundo, onde foram recenseados 287 agregados familiares, está a ser desactivado desde 2002, tendo a mais recente demolição, relativa a nove casas, ocorrido em Março.
Acabar com o bairro do Fim do Mundo, no Estoril, foi uma promessa feita por muitos autarcas, incluindo Manuel Ferreira de Andrade, vereador da Acção Social da Câmara Municipal, mas cuja solução tem demorado a acontecer.
Com Lusa

segunda-feira, 8 de junho de 2009

David Guetta ao vivo em Carcavelos

Para marcar o início do Verão, a praia de Carcavelos recebe, amanhã à noite, dia 9, um dos melhores DJs do Mundo, David Guetta.
Temas como “Just a Little More Love, "Love Don't Let Me Go” e “When Love Takes Over” prometem agitar os areais da praia de Carcavelos do pôr ao nascer do sol.
A anteceder a actuação de David Guetta, a partir das 21h30, sobem ao palco os portugueses Fingertips, DJ Diego Miranda, os Dezesperados e Christian Sims.
A animação está garantida até de manhã ao som de Hip-Hop, Acid-House, Techno, Disco, New Wave. A entrada é livre!

Cidadela de Cascais acolhe “Ice Cream Festival”

A Cidadela de Cascais abre as portas, de 12 a 14 de Junho, para receber a primeira edição do “Ice Cream Festival”. Neste festival, o gelado é a atracção principal!
Durante três dias, das 9h às 22h, a Fortaleza assume assim o papel de festival do gelado, onde os visitantes poderão encontrar uma deliciosa sobremesa de reis e rainhas.Para além da presença de fabricantes e expositores, estão previstas actividades de animação como uma peça de teatro sobre a história do gelado, projecção de um documentário sobre o fabrico industrial da sobremesa, um atelier infantil dedicado ao fabrico de sorvetes e gelados, bem como uma exposição de taças criativas e de utensílios antigos. Na área envolvente da Cidadela, um grupo de animadores irá dinamizar e chamar a atenção dos transeuntes para esta iniciativa.

Antiguidades animam Visconde

A Feira de Antiguidades volta a animar o Jardim Visconde da Luz, em Cascais, durante o mês de Junho. Assim, no dia 10, entre as 8h e as 20h, não estranhe quando passar por este espaço. Dezenas de expositores fazem as delícias dos mais curiosos. Peças em loiça, quadros, bijutaria e muito mais… a oferta é mais que muita!

Cavalo Lusitano mostra-se no Hipódromo de Cascais

De 10 a 13 de Junho, o Hipódromo Municipal Manuel Possolo, em Cascais, promove o Festival Internacional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, organizado pela empresa municipal Turismo de Portugal. Dotado de graça, destreza, coragem e docilidade, o cavalo puro-sangue lusitano constitui uma das mais consideradas raças em todo o mundo.
No mais importante evento dedicado a esta raça portuguesa, o Festival torna possível a todos admirar cerca de 300 exemplares a competir nas diferentes modalidades. A entrada é livre.

Governo promete nova estrada de ligação entre o nó da A5 e a IC19

O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas anunciou, esta segunda-feira, o lançamento do projecto de execução da variante à Estrada Nacional (EN) 249-4, que irá ligar o nó da auto-estrada de Cascais (A5) e a Abrunheira (IC19).
Paulo Campos explicou que a criação deste troço é uma “aspiração” que o Governo tinha “há muito tempo” e que visa o “combate à sinistralidade rodoviária, coesão territorial e desenvolvimento”.
A futura via, que terá uma extensão de nove quilómetros e que implicará um investimento de 21 milhões de euros, surge como forma de “melhorar as acessibilidades de duas das principais radiais da zona da Grande Lisboa, beneficiando directamente os munícipes de Cascais e Sintra”.
A empreitada surge no seguimento de um conjunto de intervenções previstas pelo Ministério das Obras Públicas para a rede viária da Grande Lisboa, que visam o descongestionamento dos eixos mais sobrecarregados e consequente diminuição do tráfego.
Para o secretário de Estado, “é fundamental melhorar as condições de circulação e por isso era necessário criar, na área metropolitana de Lisboa, um conjunto de itinerários alternativos”.
“Com todas estas medidas modificaremos todos os movimentos na região de Lisboa, criando um conjunto de alternativas que são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios”, acrescentou.
Segundo António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, trata-se de uma obra “importante para o concelho” e sobretudo para a freguesia de São Domingos de Rana - por onde vai passar a nova estrada - uma vez que é “a mais atrasada no desenvolvimento económico” e precisava de “novas soluções de mobilidade”.
De acordo com a representante das Estradas de Portugal (EP), Teresa Santo, o projecto, que está agora em concurso, deverá estar concluído no final de 2010, correspondendo a um custo de um milhão de euros, sendo que a obra deverá estar concluída em 2011.
Com Lusa

domingo, 7 de junho de 2009

PSD ganha em Cascais

O PSD ganhou com 31,04% as eleições europeias no concelho de Cascais. O PS alcançou 23,38%, seguido BE com 12,13% da votação. O BE foi a terceira força mais votada com 12,13%, seguida do CDS-PP com 11,35%.

PSD – “Foi um dupla vitória”
O social democrata Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou ao Correio de Cascais que “hoje é uma dupla vitória, embora os resultados devam ser analisados numa perspectiva nacional, não deixam de traduzir a liderança que o PSD tem hoje a nível do concelho de Cascais enquanto maior partido.” A única freguesia que o PSD perde em Cascais é São Domingos de Rana, mas Carlos Carreiras lembra “uma coligação PSD/CDS-PP tem mais votos que o PS e vamos estar coligados nas próximas eleições autárquicas”.
Carlos Carreiras lembra que “os resultados reflectem que o país está descontente com o PS e acima de tudo com a falta de governo que o PS tem demonstrado”

PS - “Não é o resultado esperado"
O socialista Umberto Pacheco, presidente da Mesa do PS Cascais e deputado da Assembleia da República, considerou que “a nível nacional o resultado não é aquilo que se esperava, mas gostaria de sublinhar que os partidos tentaram tornar isto numa primeira volta das legislativas e apelaram ao voto de censura no governo e não recolheram muitos benefícios disso porque a diferença é tão pequena que não dá claramente para perceber quais os partidos que beneficiaram com isso”. Relativamente a Cascais Umberto Pacheco lembra que “é um resultado que, pessoalmente não me surpreende porque é idêntico ao do ano de 2004. O PSD já tinha ganho e voltou a ganhar as eleições com uma pequena diferença de votos”. O socialista considera que “também é importante sublinhar que o BE assume-se com terceira força concelhia, superando a CDU”.

Eleições 2004
Nas eleições de 2004 o PSD/CDS obteve em Cascais a vitória com 38,15% dos votos o que correspondeu a 21732 votos. O PS alcançou os 37,85% com pouco mais de 21500 votos. O PCP não ultrapassou a barreira dos dois dígito com 8,4%, 4785 votos, enquanto o BE conseguiu 7,69% da votação, 4380 votos. Em 2004 para o parlamento europeu votaram 56960 pessoas o que correspondeu a uma abstenção de 60,97%.

sábado, 6 de junho de 2009

Concurso Fotográfico - Festas do Mar em Cascais

No âmbito das “Festas do Mar”, que decorrem de 21 a 30 de Agosto, a Câmara Municipal de Cascais organiza a segunda edição do Concurso de Fotografia Digital. “Gentes de Cascais” é o tema deste ano, sendo que todos os fotógrafos, amadores ou profissionais, podem participar.
Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail: gentesdecascais@gmail.com, até dia 10 de Agosto.
Cada participante poderá concorrer com cinco fotos, enviando uma foto por e-mail.
O ficheiro deve ser obrigatoriamente gravado com o nome próprio e apelido, formato JPEG, tamanho 30×40 0u 30×45 com qualidade para impressão (máximo de 2,5 MB).
O vencedor ganha um prémio pecuniário no valor de 1,250 euros. O segundo classificado, 750 euros e o terceiro, 500 euros.
Por fim, um prémio, no valor de 500€, será atribuído ao autor da imagem de um aluno de fotografia.
No dia 21 de Agosto, no jantar de inauguração oficial das “Festas do Mar”, na Baía de Cascais, os vencedores serão anunciados.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Teatro sai à rua em Cascais

O teatro sai à rua, já este domingo, a partir das 17h, com a apresentação da peça “Rei D. Carlos na Villa de Cascaes”, uma iniciativa da Op’Arte e do grupo de teatro Byfurcação.
O espectáculo será apresentado ao longo de oito semanas (7, 13, 20 e 27 de Junho e 4, 11, 18 e 25 de Julho), em vários locais do centro de Cascais, entre os quais Rua Direita, Jardim Visconde da Luz, Largo de Camões, Praia dos Pescadores, Cidadela e Largo 5 de Outubro.
Serão apresentados vários aspectos do tempo da Monarquia, desde a presença da “Corte em Cascaes” até ao “Comunicado do Rei D. Carlos” não esquecendo um “Comício Republicano”, “A sociedade, a educação e a etiqueta”, “Os pescadores ou o sapatinho da Cinderela” e “Os desportistas”.

APD amplia instalações

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) inaugura, esta sexta-feira, dia 5, às 15h30, os novos espaços do Centro Reabilitação Integração de Deficientes (CRID), no Bairro de Alcaide. Sem fins lucrativos, o CRID dá resposta na área da deficiência a carências sentidas em Cascais, tendo sido construído em terreno cedido pela autarquia. A ampliação das instalações vem alargar a capacidade de resposta ocupacional do CRID e do centro de medicina física de reabilitação, que actualmente atende uma média de 150 pessoas por dia para tratamentos na sequência de deficiências motoras de causa neurológica.
Como parte integrante do CRID, está também em funcionamento um Centro de Actividade Ocupacionais (CAO) que oferece uma musicoteca, bem como aulas de informática, dançoterapia, jardinagem, equitação, natação e vela a cerca de 45 jovens.
O CAO visa qualificar a resposta prestada aos deficientes, bem como contribuir para a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e incentivar a integração das pessoas com deficiência em actividades socialmente úteis.
Para além do Centro de Reabilitação Integração de Deficientes, a APD promove a criação de Empresas Sociais, as quais já permitiram a 14 pessoas portadoras de deficiência terem o seu próprio negócio e, consequentemente, um rendimento regular. Actualmente existem várias lojas sociais como uma lavandaria, uma papelaria, uma loja de reparação de electrodomésticos e outra de calçado, entre outras.
Dos projectos de futuro da APD fazem parte a construção de um lar residencial, um berçário, creche e infantário inclusivos e o lar de idosos “Avós e Netos”.

Festas de Santo António em Tires

Entre os dias 6 e 14, o Largo de Tires vai acolher as Festas de Santo António, uma tradição com mais de 60 anos, organizada pelo Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
O espectáculo de abertura das festas estará a cargo da banda feminina Just Girls, que actua 6.ª feira, dia 6, pelas 22h, no palco principal do recinto. Até dia 14 actuam nomes consagrados como Pedro Miguéis (dia 7), Quim Barreiros (dia 8), Rute Marlene (dia 10) Angélico (dia 13) e Paulo Gonzo (dia 14), bem como as bandas Canta Brasil (dia 11 de), Banda Final (dia 9) e Banda Jacinto’s (dia 12).
As Festas de Santo António de Tires vão contar também com a actuação de diversas bandas filarmónicas e ranchos folclóricos do Concelho. Além da música e animação para os mais novos, o certame reserva ainda uma área destinada à gastronomia e ao artesanato. Aos sábados, domingos e feriados o recinto abre às 17h e nos restantes dias às 19h. Os espectáculos realizam-se todos os dias, às 22h.

Cadeiras especiais para deficientes nas praias da Conceição e do Tamariz

As praias da Conceição e do Tamariz, em Cascais, vão disponibilizar, pela primeira vez, cadeiras especiais de acesso ao areal e ao mar para os banhistas de mobilidade condicionada ou deficiência motora.
O programa “Praia para Todos” consiste na utilização gratuita de cadeiras especiais, denominadas de “Tiralôs”, que permitem aos cidadãos beneficiar das potencialidades terapêuticas e lúdicas da praia com toda a segurança.
A iniciativa arranca, amanhã, quinta-feira, às 10 horas, na praia de Carcavelos, pelo sétimo ano consecutivo, após 3500 utilizações, e ainda nas praias do Tamariz e da Conceição, no próximo dia 18, com a presença de centenas de jovens que estarão a apoiar os banhistas.
No decorrer da abertura oficial, na praia de Carcavelos, serão igualmente apresentadas cinco carrinhas adaptadas ao transporte de pessoas em cadeira de rodas que, além de serem utilizadas neste programa, vão reforçar a frota do Serviço de Transporte Adaptado, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Cascais e as cinco corporações de bombeiros concelhias.
Segundo a autarquia, este serviço é assegurado por uma frota de viaturas camarárias e ainda por viaturas adquiridas pelas Associações de Bombeiros concelhias, de modo a garantir um transporte adaptado às necessidades dos utilizadores.
O ano passado, o Serviço de Transporte Adaptado abrangeu 61 cidadãos com mobilidade condicionada, o que representa um investimento municipal superior a 430 mil euros.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Torneio de Futebol em Trajouce

O Grupo Musical e Desportivo 9 de Abril organiza, este sábado, dia 6, pelas 14 horas, o Torneio de Futebol de 7 Internacional de Trajouce, competição que reunirá no campo da localidade as equipas de escolas dos clubes quatro Linhas, Cascais, Estoril, Sporting, Campomaiorense e Flechas Negras (Espanha).

Jogos tradicionais no Parque

Aproveite este domingo, dia 7, para visitar o Parque Marechal Carmona, entre as 10h e as 13h, para conhecer e participar em diversos jogos tradicionais e populares de todo o País, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que conta com a presença de diversas entidades ligadas à área. Convide amigos e família e desfrute do ar livre com actividades divertidas e saudáveis.

Projecto Oxigénio: “Envolva-se!”

A agência municipal “Cascais Natura” promove mais uma acção de plantação de árvores, protecção e recuperação dos solos, erradicação de espécies invasores, limpeza e requalificação de ribeiras, limpeza de matos entre outras actividades.
O envolvimento nas acções é voluntário e tem como objectivo principal possibilitar o contacto directo com a Natureza, promovendo assim a consciência ambiental.Envolva-se! Apareça esta quinta-feira, dia 4, das 10h às 16h, e no dia 21, das 9h às 14h, no Pisão de Baixo, junto à Fundação S. Francisco de Assis e participe.

Rebaixamento da 3ª Circular

Já está em curso a obra de rebaixamento da 3.ª Circular, em Cascais, que consiste na manutenção e conservação da passagem superior que liga a Rotunda do Cobre (Rua do Cobre e Rua de Santana) à Rua dos Depósitos da Água e rebaixamento do pavimento sob a passagem superior de modo a garantir altura suficiente para a passagem de veículos pesados e transportes colectivos em maior segurança.
Segundo um comunicado da Câmara Municipal de Cascais, “a obra obriga ao condicionamento do trânsito com desvios no sentido ascendente, mantendo as duas faixas de circulação e desvio pela Rotunda do Cobre e Rua de Angola (paralela à 3.ª Circular) no sentido descendente”.
Ainda de acordo com a autarquia, obra tem um prazo de execução de 150 dias, prevendo-se a sua conclusão até finais de Setembro de 2009.
“Agradecemos a sua compreensão, pedindo desde já desculpa pelos transtornos causados”, conclui o comunicado.

Encontro de carochas anima Baía de Cascais

Este domingo, dia 7, a partir das 10h30, a Baía de Cascais acolhe mais um encontro de carochas, uma iniciativa promovida associação Amigos de Clássicos VW de Cascais que pretende fomentar o convívio entre proprietários de um dos automóveis mais populares do mundo: o Volkswagen “carocha”.
Todos os proprietários de carochas anteriores a 1985 e refrigerados a ar são bem-vindos, bem como os aficionados por estes veículos históricos.

Casa da Criança promove 1.º Arraial Solidário

A Casa da Criança de Tires promove, 6.ª feira, dia 5, a partir das 19 horas, o 1.º Arraial Solidário da Casa. As crianças que estão neste centro de acolhimento temporário contam com a sua presença nesta iniciativa destinada a angariar os fundos necessários para assegurar as férias dos meninos, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. “Podem vir comer uns petiscos maravilhosos e apoiar este projecto. As férias estão à porta e os meninos agradecem”, afirma Carla Semedo, directora da instituição.

Jovens talentos procuram-se

Com o objectivo de descobrir e projectar novos talentos do Jazz Nacional vai decorrer, de 9 a 30 de Julho, a 1.ª Edição do CoolJazz Talents, onde os locais históricos do concelho são o palco privilegiado para ouvir boa música.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o CoolJazz Fest, o festival vai abrir portas aos novos talentos do jazz, proporcionando aos estudantes e músicos uma oportunidade de se projectarem no mercado. As inscrições decorrem até dia 11 de Junho e o concurso divide-se em três fases, a ter lugar após a selecção preliminar das 10 melhores bandas, escolhidas através de maquetas previamente enviadas.
Mais informações disponíveis em: www.cooljazztalents.com.

Puro2: Cascais sob o signo do ambiente

Entre 5 e 7 de Junho, o concelho vai receber a 3.ª edição do Cascais Puro2, um conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental, dirigidas a todas as idades com o objectivo de envolver a população na estratégia de desenvolvimento sustentável do município.
No arranque do evento, em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), cerca de 500 crianças vão participar na Manifestação dos Oceanos, que terá lugar na Praia de Carcavelos e envolve alunos, professores e funcionários do Colégio Marista de Carcavelos.
Nesse mesmo dia, a EMAC vai celebrar, na Quinta da Alagoa, o segundo aniversário da sua mascote, o Mac, com várias actividades direccionadas para os mais pequenos.
Na Baía de Cascais, durante o evento Cascais Energia, os destaques vão recair na pista de carros solares, no Mural de Street Art, um ateliê de pintura de rua para crianças alusivo às energias renováveis, e um‘workshop’ de construção de pequenos carros solares.
Já a Cascais Natura vai promover diversos percursos interpretativos no Parque Natural de Sintra – Cascais e acções de conservação da Natureza em habitats florestais, dunares e ripícolas, integradas no programa Oxigénio.
A Agenda Cascais21, por seu turno, vai apresentar um guia e “kit” de sustentabilidade, um manual didáctico com soluções práticas para a mudança de comportamentos através de pequenos gestos no dia-a-dia.
No segundo dia da Cascais Puro2, o Museu do Mar acolhe uma exposição de produtos produzidos por 800 alunos envolvidos no Kit do Mar, enquanto o Centro Cultural de Cascais será palco do 1.º Seminário Kit do Mar.
Também a Cascais Natura vai abrir o Pedra Amarela Campo Base aos munícipes. O Cascais Puro2 termina com um espectáculo infantil, “As aventuras do João Ratão”, na Baía de Cascais.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Operação inédita: mergulhadores recolhem resíduos em Cascais

A quantidade de lixo que o homem atira ao mar é três vezes superior ao peixe que de lá retira. Um dado surpreendente e assustador, cujos efeitos foram minimizados por mais de uma centena de mergulhadores que estiveram na Baía de Cascais, no passado sábado, dia 30, a limpar o fundo da Praia dos Pescadores.
Trata-se da maior operação alguma vez já feita em Portugal e uma das maiores da Europa, em que cerca de 180 voluntários, entre mergulhadores e munícipes, recolheram ao longo da manhã, quatro toneladas de lixo, no âmbito do “Clean Up the Atlantic”, uma acção de limpeza subaquática promovida pela agência municipal Cascais Atlântico em parceria com o ProjectMar e o Grupo Ecológico de Cascais (GEC).
A iniciativa contou ainda com a ajuda de uma grua para remoção de resíduos de grande dimensão, reencaminhados para valorização, através da Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade responsável pela gestão de embalagens em Portugal e parceira no projecto, e a emissão em directo de imagens de vídeo da acção subaquática para um ecrã gigante no local.
À semelhança do ano passado, carrinhos de supermercado, garrafas, latas, pneus e equipamentos de pesca foram alguns dos objectos recolhidos do fundo do mar pelos mergulhadores que participaram na iniciativa.
Por exemplo, em apenas duas horas, João Rodrigues, de Alcabideche, e André Barreiros, de Lisboa, retiraram 10 quilos de lixo, entre garrafas, redes, pneus e covos de pescadores. “Está a ser uma experiência interessante e gratificante. Além do convívio, estamos acima de tudo a ajudar o concelho e a informar a sociedade de que deve preservar o fundo do mar”, disseram ambos mergulhadores, apelando às pessoas para que não deitem lixo no fundo do mar e habituarem-se a usar um saco do lixo quando vão à praia.
Afinal de contas, “Portugal é um país que deve muito ao Mar. Está na hora de cuidarmos da nossa costa, limpar o nosso Oceano e servir de exemplo a todos os outros países. Contribuindo para a limpeza do nosso mar, estamos também a sensibilizar toda a população para que nos façam chegar os resíduos de embalagens para que os possamos reciclar”, conforme salientou Luís Veiga Martins, director-geral da SPV.
O “Clean Up the Atlantic”, inteiramente realizado por voluntários, decorreu durante três dias, tendo início no passado dia 29, com uma acção de limpeza terrestre na Boca do Inferno e outra, no dia 31, no Alto da Alpendurada, ambas promovidas pelo GEC, com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger o meio ambiente.

Outeiro de Polima: moradores indignados com parque urbano

Os moradores do Largo das Turmalinas, em Outeiro de Polima, freguesia de S. Domingos de Rana, estão indignados com a construção de dois campos de jogos integrados no Parque Urbano do Outeiro de Polima, por estarem localizados junto aos prédios de habitação.
Na manhã de domingo, dia 31 de Maio, foram muitos os moradores que se reuniram junto ao local onde está já a ser construído um dos campos de jogos, em forma de protesto. E também em busca de soluções, alternativas.
Alegam não estar contra a construção do Parque Urbano, até porque representa uma mais-valia para a localidade, uma vez que será dotado de cafetaria, auditório ao ar livre e parque infantil, mas sim contra a localização dos campos, “não podemos concordar com a sua localizaçao devido aos óbvios inconvenientes que irá trazer para o nosso sossego e bem-estar”.
Porque entendem existir no projectado Parque Urbano espaço para outra localização dos campos de jogos, muitos dos residentes neste bairro uniram-se e fizeram um abaixo-assinado, com mais de 40 assinaturas recolhidas.
Documento este entregue ao presidente da Câmara Municipal de Cascais, no passado dia 25, solicitando igualmente uma reunião com o autarca. Porém, lamentam que, até ao momento, ainda não tenham recebido qualquer tipo de “feedback” por parte da autarquia. De lamentar também que não tenham sido ouvidos antes de as obras avançarem, na qualidade de primeiros interessados, e que não exista no local uma placa que identifique o projecto.
No caso de o assunto ficar esquecido, então ver-se-ão “obrigados” a avançar com uma providência cautelar para que as obras parem de imediato.
Presente no local, Manuel do Carmo Mendes, presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, disse ao Correio de Cascais que “ninguém está contra a existência do Parque Urbano mas com tanto espaço livre, podiam construir o campo de jogos noutra zona do terreno e não tão junto aos prédios”.
Já em Novembro de 2008, quando viu o esboço do projecto, chamou a atenção da Câmara Municipal mas sem sucesso. “O campo só vai criar mau ambiente porque a sua utilização não vai ser feita pelos moradores, o que vai criar conflitos”, adiantou.
“Acreditamos que vamos a tempo se houver boa vontade”, afirmou António José Almeida Completo, representante dos moradores.

Hotel Mundial Estoril: primeira unidade hoteleira eco-eficiente do País

Vai nascer, no Estoril, mais uma unidade hoteleira mas com características diferentes.
Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal, em termos de reciclagem dos circuitos de água e de energia, utilizando métodos ecológicos de construção com materiais reciclados.
O “Hotel Mundial Estoril Resort & SPA”, como será designado, vai localizar-se em frente à Quinta do Patino, junto à entrada da freguesia de Alcabideche, e representa um investimento global estimado em 35 milhões de euros.
O projecto é da responsabilidade da empresa J. Vasconcelos Marques Arquitectos, que teve como principal objectivo criar um conceito diferente do habitual e ao mesmo tempo ecológico, respeitando a imagem envolvente.
“Com este projecto queremos marcar a diferença e, ao mesmo tempo, ter uma atitude pedagógica”, afirmou o responsável da empresa, João Vasconcelos Marques, durante a apresentação do hotel que decorreu, no passado dia 28 de Maio, no Palácio Estoril Hotel.
O arquitecto explicou que o projecto visa criar no concelho de Cascais, um “edifício que fez tudo por tudo para que não houvesse desperdícios”, alegando que “só as energias renováveis não chegam, é preciso juntar sistemas construtivos com cuidados de isolamento e evitar outros defeitos”.
Dai a preocupação em se recorrer às energias alternativas (solar, eólica, fotovoltaica, biomassa e geotérmica) “de modo a tornar o edifício tão eficiente quando possível. Tudo isto são energias que têm custo zero uma vez que existem na Natureza e que estamos a consumir”.
Sendo a Eco-eficiência o conceito básico desta unidade, que associa as questões ambientais e de sustentabilidade à gestão da eficiência, também a utilização de materiais ecológicos e de sistemas de reutilização e tratamento de água são factores diferenciadores que irão permitir optimizar o funcionamento da unidade hoteleira, sem comprometer a sua rentabilidade.
Por outro lado, segundo João Marques, serão privilegiados a utilização de materiais usados, todos eles ecológicos. “Vão ser usados vidros, madeiras, papel e cimento reciclados. Pretendemos usar tudo o que já tenha tido outro uso e que esteja classificado como desperdício”, revela.
O responsável mostrou-se satisfeito com o facto de a Câmara Municipal de Cascais ter emitido a licença para construção sem condicionantes, “em apenas um ano”, adiantando que a abertura ao público está agendada para 2012, “prevendo-se que os trabalhos arranquem no início do próximo ano”.
Também presentes na cerimónia, Carlos Carreiras, vice-presidente da autarquia e presidente da agência Cascais Energia, e Duarte Nobre Guedes, presidente da empresa municipal Turismo do Estoril, enalteceram a qualidade da nova unidade hoteleira, “um projecto que vem reforçar o posicionamento do Estoril, tornando-o num destino green, mais um selo de qualidade para o concelho”.
De referir que o hotel vai abrir com 230 quartos, salas para reuniões e conferências, espaço para banquetes, ginásio, piscina, Spa, um restaurante e kidsclub, prevendo-se que seja classificado com a categoria de quatro estrelas.

CERCICA ensina jardinagem

O Centro de Actividades Ocupacionais da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA) vai ensinar jardinagem.
Uma actividade que será possível graças a um protocolo de financiamento assinado entre a Câmara Municipal de Cascais e a instituição, no passado dia 26 de Maio, o qual permitirá a construção do novo de um pavilhão dedicado à jardinagem.
O protocolo tem como principal objectivo definir as condições do apoio à construção do Pavilhão de Jardinagem integrado no Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da CERCICA, o qual prevê um apoio financeiro municipal na ordem dos 435 mil euros.
Equipamentos sociais onde se desenvolvem actividades ocupacionais para jovens e adultos, os CAO visam qualificar a resposta prestada aos deficientes e doentes mentais, contribuindo para a conciliação entre a vida profissional e familiar, e incentivar a integração das pessoas com deficiência em actividades socialmente úteis.
Além do pavilhão, a CERCICA ampliou, recentemente, o refeitório com o apoio da autarquia, no valor de 173 mil euros. No espaço estão expostos os azulejos pintados pelos utentes da instituição para os túneis pedonais do Tamariz e do Monte Estoril.

Ajude os meninos da CrescerSer

“Com a sua ajuda cada criança pode ter umas férias diferentes”. Este é o mote da campanha que a Casa da Encosta, em Carcavelos, da CrescerSer – Associação Portuguesa para o Direito de Menores e da Família – uma instituição inteiramente dedicada às crianças privadas do meio familiar, vítimas de violência ou provenientes de famílias cuja situação exige apoio temporário, está a promover para poder proporcionar às suas crianças umas férias de Verão merecidas.
Apesar de este ser um ano especialmente difícil para todos, as crianças continuam a merecer passar o seu tempo de férias integradas em actividades que lhes proporcionem um tempo de qualidade com experiencias enriquecedoras e aventuras aliciantes.
Para que a Casa da Encosta possa proporcionar algo de diferente para quebrar a rotina das crianças, levando-as a passar férias no Porta Aberta (Centro Comunitário de Carcavelos), Colónia de Férias “O Século”, em S. Pedro do Estoril, entre outros locais, necessita do apoio de todos nós, do nosso donativo. Contribua!

Última edição do Correio de Cascais