Termina este domingo na Feitoria do Colégio Militar, em Oeiras, a exposição de pintura “Entre o Céu e o Mar”, da autoria de Silvina Lynce.
Silvina Lynce considera a sua pintura como um desenvolvimento do seu estilo pessoal e à margem de tendências correntes. Com constantes pontos de viragem, a sua pintura pode ser caracterizada em três categorias: figurativa (paisagem, natureza morta, ou outros motivos), construtivista (baseada em elementos geométricos, por vezes com interpretação esotérica) e abstracta, com uma figuração perdida em fundos laboriosamente tratados e uma ligação importante com a natureza e a realidade, uma relação com o exterior - paisagens, figura humana, objectos ...
Nascida em Salvaterra de Magos, Silvina Lynce reside actualmente em Paço de Arcos, terra dos seus antepassados. Estudou em Santarém e na Faculdade de Ciências, no curso de Matemáticas. Frequentou de 1991 a 1996 a Sociedade de Belas Artes em Lisboa, nos cursos de Pintura, Desenho, Temas de Estética e História de Arte. Teve a oportunidade de visitar Museus e Galerias em diversos Países do Mundo e de desenvolver diversas técnicas de pintura com óleos, acrílicos, aguarelas, colagens e técnicas mistas.
Exerce funções docentes na área de pintura artística sobre diversos suportes que incluem a seda e porcelana no seu atelier em Paço de Arcos, na USO (Universidade Sénior de Oeiras) e em Lisboa, no atelier Barracha.
Tem o Curso de Formação de Formadores de Pintura sobre Porcelana do Fundo Social Europeu.
Ilustrou um livro de contos para crianças, da autoria da escritora Jenny Lopes.
Conta no seu currículo com várias exposições individuais, desde 1990, tendo exibido a sua obra no Salão Nobre do Clube Desportivo de Paço de Arcos, na Galeria de Arte do Penta Hotel, na Galeria de Arte da EDP em Lisboa, na Galeria Municipal de Rio de Mouro, na Galeria Municipal Lagar de Azeite em Oeiras, no Palácio dos Aciprestes, Fundacão Marquês de Pombal em Linda a Velha e no Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
Colectivamente, participou em mais de uma centena de exposições em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido vários prémios de pintura.
A Feitoria está localizada na Av. Marginal, perto do Forte de S. Julião da Barra, da Praia da Torre e do Passeio Marítimo.