quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cascais vestiu-se de dourado (versão completa)

Ainda antes da chegada do Inverno, a vila de Cascais vestiu-se de tons dourados para acolher o certame “Cascais é d’Ouro”, uma mostra de gastronomia gourmet e joalharia que, de 7 a 9 de Novembro, animou a Cidadela.
Procurando envolver o tecido empresarial do concelho ligado às áreas da joalharia, antiguidades, gastronomia e produtos gourmet, este certame pretendeu afirmar-se como um espaço de divulgação e valorização do comércio tradicional e de qualidade.
Ao longo de três dias, a Fortaleza de Cascais serviu de palco a inúmeras mostras dedicadas a temas tão diversos quanto gastronomia, juventude, património natural e cultural, uma exposição de materiais em ouro, workshops, sessões de degustação de produtos de excelência, trabalhos ao vivo em joalharia artesanal, para além de um animado programa musical e espaços dedicados aos mais pequenos.
E porque douradas são as jóias mas também os licores adocicados, o mel, algumas compotas e geleias, assim como o azeite, os irresistíveis doces de ovos e as queijadas, foram muitos os empresários participantes.
No lado exterior, as “tasquinhas” da doçaria tradicional enchiam os olhos dos mais gulosos. Um doce de ovos da Pastelaria Conventual, uma noz de Cascais da Sacolinha, um chocolate quente do Chocobar, um pastel de nata da Primavera de Carcavelos, um pedacinho de marmelada da Pastelaria Ribeiro… Enfim! Havia muito por onde escolher.
Segundo Odete Estêvão, presidente do Cacau Clube de Portugal, “o evento está a ser um êxito. Aliás, a Câmara Municipal devia fazer mais iniciativas como esta”.
“O nosso espaço é a flor da festa, a alegria disto. O Cacau e o chocolate são sempre muito bem aceites com vivacidade e entusiasmo porque é uma novidade. Nós primamos pela originalidade”, afirma a responsável, radiante com a adesão do público.
Na tenda montada cá fora, as propostas do Saco Gourmet e as novas tendências da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril chamavam à atenção dos visitantes. Também a tradicional e já famosa Ginjinha de Óbidos, serviu de chamariz para muitos que não resistiram a provar este licor, servida num copo em chocolate.
De acordo com Vítor Almeida, proprietário da loja Sabor de Lés a Lés, S. João do Estoril, “consideramos esta iniciativa excelente, cheia de glamour e muito bem organizada. A nível de clientes estamos satisfeitos”.
Também foram vários os ourives que marcaram presença na Fortaleza, mostrando “in loco” as suas habilidades e criações: Metall Bruto, New Karma, Isabel Mello, Rock Ferrer entre outros.
O dourado irradia luz e brilho e a Cisterna da Cidadela irradiou requinte, com vários joalheiros a exibiram as suas peças preciosas. Assim que se descia as escadas, uma luz dourada ofuscava o olhar dos mais curiosos.
Proprietária de uma joalharia na Parede, Teresa Vaz revelou: “estou muito contente, pelo número de visitantes que superou as expectativas, pelos contactos que fizemos, até em termos de segurança não há nada a apontar”, refere a joalheira, adiantando que esta é segunda vez que traz as suas jóias à Cidadela, esperando poder fazê-lo ainda mais vezes.
Em declarações ao Correio de Cascais, Carla Valente de Almeida, vereadora das actividades económicas, traçou um balanço “obviamente muito positivo”, com cerca de dois mil visitantes por dia.