A comemorar 90 anos de existência, a Sociedade Musical Sportiva Alvidense (SMSA) recebeu, no passado domingo, dia 8, a Medalha Municipal de Mérito Cultural.
Uma distinção atribuída pela Câmara Municipal de Cascais no dia em que a colectividade assinalou mais um aniversário na companhia dos seus associados, após um almoço de confraternização e entrega de diplomas e emblemas aos sócios com mais de 25 e 50 anos de “casa”.
No decorrer da sessão solene, ponto alto das comemorações, António Capucho, presidente da autarquia, fez questão de entregar a medalha em reconhecimento do papel determinante desta colectividade na promoção da cidadania e do acesso à cultura.
Fundada a 3 de Fevereiro de 1919, por iniciativa de um grupo de 25 músicos, cuja missão aparentemente tão simples – animar e entreter a população – não faria prever tão expressiva longevidade, a SMSA conta actualmente com cerca de 600 associados.
Ao longo da sua existência esta colectividade tem sabido responder às aspirações dos seus associados, alargando a sua acção ao plano das actividades desportivas e do teatro.
Na sua actividade regular integra uma escola de música que, com o apoio da autarquia, proporciona aulas gratuitas a crianças e jovens do concelho. Além disso, mantém em funcionamento uma banda filarmónica e um grupo cénico e proporciona a prática de diversas modalidades desportivas.
No âmbito do seu 90.º aniversário, está agendado, para dia 15, um concerto pela Banda Marcial da Guarda Nacional da República. E como o Carnaval está já aí à porta, para os dias 21, 23 e 24 realizam-se os tradicionais bailes de Máscaras. A noite de dia 28 é dedicada ao Fado.
Foto: Jorge Bento/CMC