terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Caça-Watts" permite poupar 60 euros por casa em energia

Chamadas para fazer um diagnóstico do consumo de electricidade nas casas particulares do concelho de Cascais, as brigadas municipais “Caça-Watts” visitaram, em 2008, mais de 50 lares, permitindo às famílias uma poupança anual média de 60 euros.
Criado em Abril passado pela agência municipal Cascais Energia, o projecto “Caça-Watts” visa reduzir em dez por cento o consumo de energia doméstica no concelho, disponibilizando auditorias para avaliar os principais pontos de desperdício, a preços que variam entre 25 (T0 ou T1) e 50 euros (T5).
Após verificarem lâmpadas, electrodomésticos e isolamentos térmicos, os técnicos fornecem um relatório com o diagnóstico final e recomendações de boas práticas.
Só em 2008, as mais de 50 auditorias efectuadas - 35 por cento das quais em apartamentos T3 e T4 - permitiram concluir que a utilização de lâmpadas incandescentes e o “deficiente” isolamento térmico, sobretudo de janelas e caixas de estore, são as principais fontes de desperdício energético nos lares cascalenses.
Os requerentes do serviço foram sobretudo pessoas entre os 26 e 35 anos e entre os 46 e 65 anos (com percentagens na ordem dos 30 por cento).
“O balanço das auditorias permitiu concluir que estas podem representar, em média, uma economia anual de 60 euros por habitação, correspondente a uma diminuição de 250 quilogramas/ano em emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera”, segundo fonte da Cascais Energia.
De acordo com Carlos Carreiras, presidente da agência e vereador do Ambiente na Câmara Municipal, o balanço desta primeira fase experimental é positivo, mas há uma consciência de que “é ainda preciso fazer muito mais e rapidamente”.
“Já devíamos ter o País todo a fazer isto há muito tempo. Desperdiçamos cerca de 30 por cento da energia que nos é debitada, consumimos energias de combustíveis fósseis não renováveis e esse consumo acaba por provocar libertação de CO2. São três razões de peso para que qualquer balanço seja ainda insuficiente”, afirmou o autarca.
Carlos Carreiras adiantou também que, além de ter sido contactada por outros municípios que querem concretizar projectos semelhantes, a Cascais Energia tem também apoiado edifícios municipais, instituições particulares de solidariedade social e empresas.
Todas as perguntas sobre o “Caça-Watts” poderão ser colocadas ao município através da Linha Verde 800 200 054, disponível durante os dias úteis, das 9h. às 19 horas.
LUSA