A Câmara Municipal de Cascais aprovou, recentemente, os estatutos da Fundação Paula Rego, entidade que vai gerar o futuro “Museu Casa de Histórias e Desenhos”.
A entidade responsável pela Fundação deverá gerir o espaço museológico de vocação nacional e internacional destinado a acolher, conservar e tornar acessível ao público a obra da pintora e a do seu falecido marido, o pintor Victor Willing.
A fundação terá ainda de promover e estudar as obras da artista, bem como promover a divulgação da arte moderna contemporânea.
Para tal, irá assegurar o funcionamento do “Museu – Casa das Histórias Paula Rego”, bem como o desenvolvimento das relações artísticas entre Portugal e outros países mediante a criação e organização de exposições temporárias de artistas nacionais e estrangeiros.
Serão promovidas exposições, colóquios, conferências e eventos diversos sobre temas que contribuam para o aperfeiçoamento da arte contemporânea e para o desenvolvimento da cultura e educação artísticas.
Para este objectivo concorrem ainda a edição e publicação de obras no domínio da história e da crítica da arte dos séculos XX e XXI e a concessão de prémios, subsídios ou bolsas a artistas e estudiosos.