segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Travessia para peões mais segura em S. Pedro do Estoril

Desde o passado domingo, dia 15, atravessar a linha de comboio, em S. Pedro do Estoril, é mais seguro. De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Cascais, “no seguimento da intervenção realizada pela REFER junto à Estação da CP de S. Pedro do Estoril, a travessia pedonal da linha de comboio passa a fazer-se noutro local, com maior visibilidade, a poucos metros da anterior passagem”.E acrescenta:
“Com esta alteração provisória pretende-se garantir maior segurança aos utilizadores dos transportes públicos e peões em geral, contribuindo para minimizar o risco de acidentes graves que ali têm ocorrido. Além de permitir uma melhor visibilidade do peão relativamente à via, pretende-se evitar o duplo atravessamento que se verifica para os peões, bem como eliminar um dos comportamentos de risco mais comuns no local, responsável por alguns dos acidentes ocorridos: o trajecto de peões ao longo da linha”.
Contudo, adverte: “aos peões continua a ser solicitada uma travessia com atenção aos factores habituais, sendo que a presença da guarda de linha (das 08h às 20h) e os avisos sonoros e luminosos reforçam ainda a segurança”.A intervenção agora realizada resulta de um acordo estabelecido entre a autarquia e a REFER, e assume carácter provisório enquanto decorrem trabalhos com vista à construção definitiva das Passagens Inferiores Pedonais previstas para S. Pedro – uma do lado nascente garantindo acesso aos residentes na urbanização “Jardins da Parede”, e outra, com elevadores para pessoas de mobilidade reduzida, perto da actual travessia, que será encerrada definitivamente.A construção desta nova zona de travessia pedonal em S. Pedro incluiu arranjos na zona envolvente, tais como a repavimentação da Rua Carvalho Araújo, vedação da antiga zona de travessia, colocação de placas informativas, nova sinalização vertical e semafórica.