segunda-feira, 9 de março de 2009

Áreas Urbanas de Génese Ilegal em debate

Reflectir sobre a problemática das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) é o objectivo da exposição e do conjunto de conferências que a Câmara Municipal de Cascais promove, dias 13 e 14, a partir das 10h, no Centro Cultural de Cascais.
Intitulada “Áreas Urbanas de Génese Ilegal em Cascais 25 anos – Tempo de reflexão”, a exposição constitui um registo da memória de todo um processo que, em Cascais, remonta aos anos 70 do séc. XX. Nesta mostra é discriminado o investimento autárquico, tanto em meios humanos, como financeiros, na resolução desta problemática comprometedora do crescimento urbanístico ordenado, dando uma visão alargada do fenómeno em si.
A mostra estará patente ao público até dia 22. Após esta data poderá ser visitada na Biblioteca Municipal de Cascais – S. Domingos de Rana, de 3 a 28 de Maio.
Em paralelo, as conferências organizadas sobre o tema vão permitir falar sobre os problemas decorrentes da construção clandestina, das políticas urbanísticas que permitiram controlar a expansão das AUGI, bem como dos desafios que actualmente se colocam a todos os intervenientes no espaço público.
A iniciativa destina-se a todos os técnicos com interesse em matérias de ordenamento e requalificação do território, ou que tenham participado em contextos que envolvam as AUGI, bem como às populações residentes nestas áreas.
Os interessados em participar no evento podem inscrever-se pelo telefone 214815031 ou através do e-mail dru@cm-cascais.pt.