segunda-feira, 1 de junho de 2009

Hotel Mundial Estoril: primeira unidade hoteleira eco-eficiente do País

Vai nascer, no Estoril, mais uma unidade hoteleira mas com características diferentes.
Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal, em termos de reciclagem dos circuitos de água e de energia, utilizando métodos ecológicos de construção com materiais reciclados.
O “Hotel Mundial Estoril Resort & SPA”, como será designado, vai localizar-se em frente à Quinta do Patino, junto à entrada da freguesia de Alcabideche, e representa um investimento global estimado em 35 milhões de euros.
O projecto é da responsabilidade da empresa J. Vasconcelos Marques Arquitectos, que teve como principal objectivo criar um conceito diferente do habitual e ao mesmo tempo ecológico, respeitando a imagem envolvente.
“Com este projecto queremos marcar a diferença e, ao mesmo tempo, ter uma atitude pedagógica”, afirmou o responsável da empresa, João Vasconcelos Marques, durante a apresentação do hotel que decorreu, no passado dia 28 de Maio, no Palácio Estoril Hotel.
O arquitecto explicou que o projecto visa criar no concelho de Cascais, um “edifício que fez tudo por tudo para que não houvesse desperdícios”, alegando que “só as energias renováveis não chegam, é preciso juntar sistemas construtivos com cuidados de isolamento e evitar outros defeitos”.
Dai a preocupação em se recorrer às energias alternativas (solar, eólica, fotovoltaica, biomassa e geotérmica) “de modo a tornar o edifício tão eficiente quando possível. Tudo isto são energias que têm custo zero uma vez que existem na Natureza e que estamos a consumir”.
Sendo a Eco-eficiência o conceito básico desta unidade, que associa as questões ambientais e de sustentabilidade à gestão da eficiência, também a utilização de materiais ecológicos e de sistemas de reutilização e tratamento de água são factores diferenciadores que irão permitir optimizar o funcionamento da unidade hoteleira, sem comprometer a sua rentabilidade.
Por outro lado, segundo João Marques, serão privilegiados a utilização de materiais usados, todos eles ecológicos. “Vão ser usados vidros, madeiras, papel e cimento reciclados. Pretendemos usar tudo o que já tenha tido outro uso e que esteja classificado como desperdício”, revela.
O responsável mostrou-se satisfeito com o facto de a Câmara Municipal de Cascais ter emitido a licença para construção sem condicionantes, “em apenas um ano”, adiantando que a abertura ao público está agendada para 2012, “prevendo-se que os trabalhos arranquem no início do próximo ano”.
Também presentes na cerimónia, Carlos Carreiras, vice-presidente da autarquia e presidente da agência Cascais Energia, e Duarte Nobre Guedes, presidente da empresa municipal Turismo do Estoril, enalteceram a qualidade da nova unidade hoteleira, “um projecto que vem reforçar o posicionamento do Estoril, tornando-o num destino green, mais um selo de qualidade para o concelho”.
De referir que o hotel vai abrir com 230 quartos, salas para reuniões e conferências, espaço para banquetes, ginásio, piscina, Spa, um restaurante e kidsclub, prevendo-se que seja classificado com a categoria de quatro estrelas.