terça-feira, 17 de março de 2009

Cascais Natura e ICNB colocam a natureza ao dispor da população

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) vai co-financiar em cerca de 663 mil euros a criação de uma Rede de Visitação e Interpretação do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C), promovida pela Cascais Natura, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
A candidatura deste projecto, a iniciar ainda no primeiro semestre, foi aprovada no âmbito da “Gestão Activa de Espaços Protegidos e Classificados”, do Programa Operacional Regional de Lisboa, que tem um investimento global de 1,52 milhões de euros. Para o financiamento de áreas complementares, foi lançada outra candidatura, no valor de 1,6 milhões de euros, ao Programa de Intervenção do Turismo, do Turismo de Portugal.
“A par de uma componente de preservação ambiental, este projecto tem vertentes económicas, culturais e sociais importantes, reunidas num modelo de gestão inovador, e cumpre os objectivos de colocar a natureza à disposição dos cidadãos, de forma responsável e sustentada”, sublinha Carlos Carreiras, presidente da Cascais Natura e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A Rede de Visitação e Interpretação do PNS-C abrange toda a sua área e pretende ser uma macroestrutura para observação e análise das diferentes unidades paisagísticas que o compõem, como o Litoral da Roca, a Serra de Sintra e o Abano-Penha Longa.
O projecto vai desde a recuperação de património em estado elevado de degradação e ecossistemas associados, à valorização do espaço e acções de gestão activa de habitates naturais e espécies, nalguns casos, em risco de extinção. Passa também por um plano de visitação integrado numa rede baseada num centro de interpretação da natureza, o LINEU, que funciona como ponto de partida para vários núcleos de interpretação específicos.
O modelo de gestão é inovador, envolvendo criação de postos de trabalho, gestão ambientalmente atenta, exploração sustentável, introdução de novas tecnologias e promoção de áreas sensíveis e produtos tradicionais locais. A continuidade do projecto será suportada por receitas próprias provenientes da visitação e pela exploração dos diversos núcleos de interpretação.
Com este projecto, a Cascais Natura, em parceria com o ICNB, espera satisfazer, de forma integrada, os interesses de formação e sensibilização ambiental, turismo de natureza, conservação do ambiente e investigação científica do concelho.