quarta-feira, 29 de julho de 2009
Cascais reúne os melhores da Europa em PADEL
Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Associação Portuguesa de Padel (APP), a Gesrackets e a Marketshow organizam, pela primeira vez em Portugal, o Campeonato da Europa de Padel – Cascais 2009, o qual irá realizar-se de 20 a 25 de Outubro, no Clube de Ténis do Estoril.
No âmbito do Campeonato da Europa de Padel vão estar a competir no Estoril mais de dez atletas de ambos os sexos, oriundos de vários países europeus inscritos na Federação Internacional de Padel (F.I.P.): Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suíça e Portugal.
O evento desportivo vai disputar-se em duas provas tanto na vertente masculina e feminina. A prova de selecções tendo em vista apurar o país campeão da Europa e a prova de Pares de onde sairá o par campeão da Europa. Esta última conta com a grande novidade da realização de uma prova de qualificação onde todos os interessados poderão inscrever-se e jogar. Os quatro pares que chegarem às meias-finais terão acesso directo ao quadro principal onde já estarão todos os jogadores que vão disputar a prova de países.
Os jogos serão disputados no Clube de Ténis do Estoril, em quatro campos, três deles já existentes e um outro montado propositadamente no court central de ténis, aproveitando as bancadas existentes. Irão também ser montadas bancadas para os espectadores junto dos restantes três campos assim como existirá uma zona Vip com camarotes para convidados da organização e seus patrocinadores.
A selecção feminina de Portugal espera no mínimo poder garantir o 3.º posto obtido no último Europeu realizado há dois anos em Sevilha, enquanto a selecção masculina irá fazer tudo para melhorar o 5.º posto alcançado.
Na apresentação do evento, que decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, João Roque e Pedro Plantier, Campeões Nacionais de Padel 2008/09 em Pares Masculinos, fizeram questão de destacar que está em jogo o título de Campeão Europeu de Padel nas modalidades de singulares masculinos e femininos, pares masculinos e femininos e ainda haverá uma prova de qualificação para o público, no âmbito da qual qualquer um poderá vir a disputar o título com os cerca de 150 atletas de dez países europeus.
Luís Paulo, presidente da Associação Portuguesa de Padel, mostrou-se bastante satisfeito com o arranque desta promoção, dado que a organização de uma iniciativa desta natureza pode significar “dois anos de promoção do Padel em Portugal. O nosso objectivo é que no dia 26 de Outubro tenhamos o dobro dos praticantes de Padel em Portugal”, salientou.
Já António Capucho, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, realçou que “o padel está em franco crescimento no mundo por razões muito objectivas: é fácil, acessível a todos e barato. É uma modalidade com futuro, que justifica a nossa adesão e apoio á iniciativa. O que pretendemos é o fomento do desporto em simultâneo, se possível, com a promoção da nossa imagem enquanto 4.º destino de turismo em Portugal, logo atrás de Lisboa, Algarve e Madeira. É isso que fazemos com a Vela, o Motociclismo, o Golfe, o Ténis e o Surf e, estou certo, é o que faremos também com o Padel. Estou convencido que no início de 2011 possamos ter mais um campo de Padel em Cascais com todas as condições”, acrescentou referindo-se ao projecto que une a Câmara e a Associação Portuguesa de Padel e que passa pela construção de um equipamento na zona de Carcavelos.