Arrancou, recentemente, a intervenção que visa a requalificação paisagística e ambiental da Praia das Avencas, na Parede, através da valorização de infra-estruturas e acessibilidades.
Inicialmente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), a responsabilidade da execução desta obra foi remetida para a Câmara Municipal de Cascais mediante acordo assinado entre as duas entidades.
Além de outros aspectos, esta intervenção prevê a melhoria das acessibilidades, incluindo a requalificação do túnel inferior pedonal e a construção de um passeio; a drenagem pluvial, com implementação de novos escoamentos e recolha das águas da cobertura do apoio de praia existente; a instalação de projectores encastrados no pavimento e de projectores colocados a 4,5 m de altura, reforçando as condições de segurança do local.
Com um prazo de execução de duzentos dias, a obra está a cargo da ESUC – Empresa de Serviços Urbanos de Cascais, significando um investimento de mais de 700 mil euros.
Recorde-se que a Praia das Avencas constitui um exemplo vivo da biodiversidade nos ecossistemas litorais. O acesso é realizado por uma passagem subterrânea, seguida de escadas. Existe uma zona pedonal implantada na rocha e possui uma importante fauna e flora marinha, estando prevista a criação, neste local, de uma zona de interesse biofísico.