quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conferências do Estoril debatem globalização

“Desafios Globais, Respostas Locais” é o tema da primeira edição das Conferências do Estoril, um evento que vai decorrer, de 7 a 9 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cascais e do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).
A iniciativa, que conta com o apoio da prestigiada universidade dinamarquesa de Aarhus, pretende afirmar o Estoril e Portugal como ponto de encontro anual de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think thanks e organizações não-governamentais.
Aliás, segundo os organizadores, o facto de Portugal “ser marcado pela confluência de dois espaços marítimos, tem um papel de primeira na aproximação entre povos e regiões e no debate de ideias de modernidade, ecumenismo e universalismo”.
Confirmadas estão já as presenças de Tony Blair, Gerhard Schröder, José María Aznar, Fernando Henrique Cardoso, Yegor Gaider, David Held, Carlos Lopes, Olcay Unver, Yan Xuetong, Shi Yinhong e Samir Amin, entre mais de duas dezenas de oradores, nacionais e estrangeiros.