quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jiu-jitsu: Modalidade em franca expansão


Quatro atletas do Brazilian Power Team do Estoril vão participar no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu. Este evento, que na edição anterior reuniu 2500 participantes, realiza-se de 26 a 29 de janeiro, em Lisboa. 

Defesa pessoal, coordenação motora, flexibilidade e boa forma física. Estes são alguns dos benefícios do jiu-jitsu, uma arte marcial que tem vindo a conquistar os portugueses. O aumento das academias e do número de praticantes comprova o sucesso desta atividade. A Brazilian Power Team (BPT), que pertence à Federação Portuguesa de Jiu-jutsu Brasileiro, chegou a Portugal, em 2003, pelas mãos de Marcelo Bernardo, Arnaldo Santos e Marcello Rosa. Inicialmente, apenas havia aulas em Lisboa, mas depressa expandiram para outros concelhos. Existem 10 academias com cerca de 400 praticantes, no geral. 
A BPT Estoril abriu portas há dois anos e a sua dinamização é da responsabilidade do instrutor Daniel Riou. Nesta academia praticam jiu-jitsu entre 35 a 40 pessoas, com idades compreendidas entre os 6 e os 44 anos. Destas, quatro estão inscritas no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, que decorre de 26 a 29 de janeiro no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa. «Vou participar com a expectativa de conseguir uma medalha. Já fiquei classificado em terceiro lugar num campeonato europeu e, a nível nacional, já fui várias vezes campeão», comentou Daniel Riou, que treina esta arte marcial desde 2004, mas que já praticou atividades como judo ou boxe francês. 
Para Marcelo Bernardo, que também vai competir no evento, é um privilégio que decorra em Portugal e, na sua opinião, deverá ter mais participantes que na edição anterior, que acolheu 2500. «No total, vão participar 30 atletas da BPT e pensamos trazer cerca de 12 medalhas de ouro», afirmou Marcelo Bernardo, praticante de jiu-jitsu há 15 anos. Arnaldo Santos pratica há duas décadas e também deposita fortes expectativas, quer no campeonato, quer na continuação da expansão da modalidade. (Texto e fotos: Sofia Filipe)