sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jovens e idosos partilham experiências

Debates, ateliês de artes florais, sessões fotográficas e aulas de guitarra são algumas das actividades propostas a jovens e idosos inseridas no programa “EACH”, destinado a promover o convívio intergeracional no concelho de Cascais.
A partir de segunda-feira e até 15 de Maio, quatro escolas secundárias do município - Fernando Lopes Graça, São João do Estoril, IBN Mucana e Frei Gonçalo de Azevedo - vão ser palco do projecto “Envelhecimento Activo e Crescimento Humano”, dinamizado na sequência da iniciativa camarária “A Vida Não Pára”, que visa valorizar o processo de envelhecimento junto dos moradores, sobretudo dos frequentadores dos centros de convívio.
Segundo um comunicado da autarquia, o “EACH” tem como objectivos fomentar a partilha de experiências entre duas gerações e “promover o valor de cada uma delas na construção de uma sociedade coesa e sustentável”.
No caso dos mais novos, a organização quer desmistificar os estereótipos existentes em torno do envelhecimento e mostrar este processo como “um percurso contínuo onde as escolhas individuais podem influenciar o nível de qualidade de vida e realização pessoal em todas as idades”.
O programa inclui fóruns de debates, projecções de filmes, jogos variados, aulas de guitarra, yoga e ginástica, ateliês de artes florais e sessões fotográficas, actividades em que os alunos poderão participar livremente durante o recreio ou no âmbito das disciplinas que frequentam.