sexta-feira, 17 de abril de 2009

VIP´S apoiam Associação Laço com desafio desportivo

Com vista a combater a primeira causa de morte nas mulheres em Portugal – cancro da mama – os manos Guedes, Ricardo Carriço, Tó Romano, Madjer, Mafalda Veiga, Pedro Granger, Elsa Gervásio, Pedro Reis, José Carlos Castro, Joaquim Sousa Martins, Gabriela Sobral, Ana Borges, Alexandra Leite, Manuel Melo, Filipe Fontenelle, Carlos e Pedro Xavier, Jaime Cancella de Abreu, entre outras personalidades, participam, quinta-feira, dia 23, a partir das 21 horas, num evento de Futsal promovido pelas Campeãs Distritais de Lisboa – as LOMBITAS – jogadoras do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL).
Uma iniciativa que tem como objectivo sensibilizar as mulheres para a prevenção do cancro da mama e, ao mesmo tempo, de divulgação do Futsal Feminino.
De acordo com Lynne Archibald, presidente da Laço, “todas as iniciativas que possam colaborar na divulgação da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama são bem vindas. Associar o desporto, pessoas mediáticas e a colaboração de empresas que visam ajudar esta causa são de louvar”.
O Cancro da Mama é a primeira causa de morte em mulheres, dos 35 aos 55 anos, registando-se, anualmente, cerca de 15 mil mortes provocadas por esta doença em Portugal.
O Futsal é a modalidade colectiva mais praticada no escalão sénior em Portugal. Segundo Fernanda Piçarra, coordenadora do Futsal Feminino do CRCQL, “mais de quatro mil atletas, não parecem ser o suficiente para que as Associações Distritais e a Federação Portuguesa de Futebol, que regulam a modalidade, olhem para ela com a atenção merecida. Quadros Competitivos Desajustados e a Inexistência de Selecção Nacional Feminina põem em risco a evolução da modalidade”.
“Sendo o Cancro da Mama um problema que afecta essencialmente as mulheres, a parceria com a Laço é uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a modalidade e o Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, um clube de referência na modalidade e no género feminino em Portugal”, acrescenta a responsável.
Numa iniciativa desportiva de carácter informal, quatro equipas distintas vão disputar um “mini-torneio” de futsal cujo objectivo é contribuir para a Associação Laço com os donativos que este evento vai gerar.
Durante duas horas, o Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos, recebe jogos de 20 minutos sem intervalo, durante os quais Vip´s da equipa do Bar Moinho, as jogadoras LOMBITAS, uma equipa da TVI e outra da Central Models /Prime Books lutarão pelo Troféu Laço.