domingo, 17 de maio de 2009

Até final de 2010: Estações de S. Pedro e S. João do Estoril requalificadas

A REFER comprometeu-se, na passada sexta-feira, dia 15, a requalificar as estações de S. Pedro e S. João do Estoril e a suprimir a última passagem de nível até Dezembro de 2010, fruto de um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Cascais,
Na ocasião, Luís Filipe Pardal, presidente da REFER, lembrou que a sinistralidade é um problema a ser combatido pelo que extinguir “as passagens de nível é uma obrigação legal”, acrescentando ainda que, nos últimos nove anos, “a empresa investiu cerca de 270 milhões de euros na supressão de 1.300 passagens de nível”.
“É gratificante haver sintonia e convergência de preocupações com a Câmara Municipal de Cascais”, para concretizar um protocolo que é “seguramente positivo e que vai contribuir para a segurança” do concelho, disse o responsável.
Segundo António Capucho, presidente da autarquia, esta intervenção é “importante para o acréscimo de conforto e bem-estar e para evitar a perigosidade das duas estações”.
Na presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, o autarca lembrou que a economia do concelho assenta no turismo e a ligação de Cascais ao aeroporto é “fulcral”.
Por seu turno, Ana Paula Vitorino referiu que “este protocolo representa a boa coordenação entre a administração central e a administração local, para bem dos cidadãos”, algo que a deixa “bastante satisfeita”.
“O acordo hoje firmado é a prova de que a cooperação – entre o Governo, a REFER e a administração local - não só existe como dá os frutos que todos nós desejamos”, concluiu.
Este protocolo surge no âmbito do Projecto de Modernização da Linha de Cascais e que prevê, para São Pedro do Estoril, a construção de duas passagens inferiores pedonais, o que permitirá o encerramento definitivo do atravessamento da linha, além de estar também prevista a criação de espaços de apoio ao cliente ferroviário (bilheteiras, lojas, instalações sanitárias) e a colocação de novo pavimento e coberturas parciais de apoio a passageiros.
Para São João do Estoril, está prevista a construção de uma passagem rodoviária inferior para desnivelamento da via-férrea sob a Av. Marginal e a Rua Homem Cristo, nas imediações do Centro de Saúde e do Forte de Santo António.
O projecto para o local contempla ainda a construção de uma passagem inferior pedonal na estação para atravessamento do público e de escadas de acesso ao cais de passageiros, bem como uma plataforma mecânica elevatória, que permita a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
A REFER irá intervir nestas estações para “reforço da segurança, da informação e conforto dos passageiros”, num investimento total estimado em 3,3 milhões de euros.
O Projecto de Requalificação e Dinamização do Modo Ferroviário da Linha de Cascais – Troço de Carcavelos ao Estoril, inclui um investimento total de 13,1 milhões de euros, sendo que três milhões respeitam à construção da passagem inferior da Bafureira (já concretizada) e 10,1 milhões referem-se, então, à construção de quatro novas passagens inferiores e à melhoria de acessibilidades na estação do Estoril.
Para este ano, a REFER prevê ainda a supressão de mais 78 passagens de nível e a reclassificação de 67, com um investimento total de 44 milhões de euros.