domingo, 7 de junho de 2009

PSD ganha em Cascais

O PSD ganhou com 31,04% as eleições europeias no concelho de Cascais. O PS alcançou 23,38%, seguido BE com 12,13% da votação. O BE foi a terceira força mais votada com 12,13%, seguida do CDS-PP com 11,35%.

PSD – “Foi um dupla vitória”
O social democrata Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou ao Correio de Cascais que “hoje é uma dupla vitória, embora os resultados devam ser analisados numa perspectiva nacional, não deixam de traduzir a liderança que o PSD tem hoje a nível do concelho de Cascais enquanto maior partido.” A única freguesia que o PSD perde em Cascais é São Domingos de Rana, mas Carlos Carreiras lembra “uma coligação PSD/CDS-PP tem mais votos que o PS e vamos estar coligados nas próximas eleições autárquicas”.
Carlos Carreiras lembra que “os resultados reflectem que o país está descontente com o PS e acima de tudo com a falta de governo que o PS tem demonstrado”

PS - “Não é o resultado esperado"
O socialista Umberto Pacheco, presidente da Mesa do PS Cascais e deputado da Assembleia da República, considerou que “a nível nacional o resultado não é aquilo que se esperava, mas gostaria de sublinhar que os partidos tentaram tornar isto numa primeira volta das legislativas e apelaram ao voto de censura no governo e não recolheram muitos benefícios disso porque a diferença é tão pequena que não dá claramente para perceber quais os partidos que beneficiaram com isso”. Relativamente a Cascais Umberto Pacheco lembra que “é um resultado que, pessoalmente não me surpreende porque é idêntico ao do ano de 2004. O PSD já tinha ganho e voltou a ganhar as eleições com uma pequena diferença de votos”. O socialista considera que “também é importante sublinhar que o BE assume-se com terceira força concelhia, superando a CDU”.

Eleições 2004
Nas eleições de 2004 o PSD/CDS obteve em Cascais a vitória com 38,15% dos votos o que correspondeu a 21732 votos. O PS alcançou os 37,85% com pouco mais de 21500 votos. O PCP não ultrapassou a barreira dos dois dígito com 8,4%, 4785 votos, enquanto o BE conseguiu 7,69% da votação, 4380 votos. Em 2004 para o parlamento europeu votaram 56960 pessoas o que correspondeu a uma abstenção de 60,97%.