domingo, 19 de julho de 2009
Cascais: Nova Cidadela nasce em 2011
Está patente, na Cisterna da Cidadela, a exposição “Nova Cidadela de Cascais”. A renovação do Palácio da Presidência, a requalificação da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a construção de uma pousada são os projectos que os visitantes podem apreciar, previstos para a Nova Cidadela de Cascais, que estarão concluídos em 2011.
Para o Palácio da Presidência da República está previsto um projecto de recuperação e musealização, que vai recuperar a residência oficial do Presidente da República e permitir a instalação do Museu das Ordens Honoríficas.
Segundo Pedro Vaz, arquitecto responsável pelo projecto, a obra de reabilitação do edifício consiste num “núcleo de museu da Presidência, aposentos de comitivas e um espaço que poderá ser visitado pelo público, além dos salões nobres que servirão para receber eventos e cerimónias”.
A obra já está a decorrer e deverá estar concluída em Julho de 2010, sendo que o núcleo do museu só deverá ser inaugurado em Outubro do mesmo ano.
O trabalho de arqueologia e musealização, da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais, insere-se ainda na requalificação da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, estrutura defensiva que remonta ao século XV e que encerra todo um passado histórico de grande relevância para a vila de Cascais, segundo a autarquia.
Para o mesmo espaço vai ainda ser construída uma Pousada, pertencente ao Grupo Pestana, que prevê a criação de 127 quartos e a adaptação do espaço de armas para restauração e comércio.
Esta obra será financiada por custos privados e deverá também estar concluída em 2011.
De acordo com os arquitectos responsáveis por este projecto, a construção da Pousada Cidadela de Cascais representa uma “oportunidade única de requalificação de património histórico da vila”.
Segundo António Capucho, presidente da autarquia, a concretização dos projectos que integram a Nova Cidadela “sempre foi um objectivo prioritário da coligação Viva Cascais, desde 2001”.