domingo, 12 de julho de 2009

Festas do Mar animam Baía de Cascais

Com a entrada no tempo de Verão, o cair da noite convida a uma saída mas nem sempre a escolha é fácil. Nesta época do ano, multiplicam-se as actividades culturais e de lazer espalhadas um pouco por todo o concelho. No entanto, o Correio de Cascais deixa-lhe aqui uma sugestão: visite as Festas do Mar.
De 21 a 30 de Agosto, a Baía volta a ser cenário das tradicionais Festas do Mar, uma imagem de marca para Cascais que, todos os anos, atrai milhares de visitantes ao centro da Vila.
Animação de rua, jogos de praia, animação infantil, concurso de fotografia, artesanato, gastronomia e um variado leque de espectáculos fogo-de-artifício estão desde já garantidos. Assim como um vasto e diversificado programa musical, pensado para todos os gostos.
A “abrir” as festas, no dia 21 de Agosto, o jovem Mickael Carreira promete fazer furor com as suas músicas, partindo inclusivamente alguns corações femininos. Segue-se, no dia 22, a actuação do cantor David Fonseca. No dia 23, é a vez dos Morangos Live subirem ao palco e puxar pela juventude.
A “desaparecida” banda dos Pólo Norte actua no dia 24, prometendo não desanimar os espectadores ao relembrar velhas letras que marcam uma carreira de 15 anos. Músicas como “Aprender a ser feliz” ou “Nunca é tarde para sonhar” irão avivar a memória de muitos dos fãs.
E porque há quem goste sempre de dar um pezinho de dança, os Ténis Bar prometem uma bela noite de bailarico, a não perder dia 25. Também o fado se vai ouvir, na voz de Joana Amendoeira, considerada uma das fadistas da “nova geração”, uma vez que no seu cantar, o fado ganha novo fulgor, nova atitude sem se desviar da tradição. A sua actuação está agendada para dia 26.
A voz inconfundível de Rita Guerra também se fará ouvir nas Festas do Mar, no dia 27.
“Deixa-me sonhar”, “Chegar a ti”, “Sentimento” e “Castelos no Ar” são alguns dos seus álbuns mais marcantes.
Os “The Gift” sobem ao palco a 28 de Agosto enquanto João Pedro Pais actua na noite seguinte. A fechar em grande as festas, dia 31, está prevista a actuação de Rui Veloso, considerado por muitos como o pai do rock português. Neste dia é esperada uma enchente para assistir a um grande concerto, algo a que o cantor já habituou os seus fãs.
O programa inclui ainda a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 23, pelas 15h, cuja missa decorre na Baía, enquanto os barcos realizam o tradicional percurso até à Guia.
A um mês das Festas do Mar, o programa já está fechado e promete não desiludir o público. Quem o afirma é a própria vereadora das Actividades Económicas, Carla Valente de Almeida, que há três anos chamou a si a organização do evento, conferindo-lhe outro dinamismo. Mentora do certame, a vereadora promete oferecer aos munícipes e turistas um cartaz de luxo.
Em declarações ao Correio de Cascais, Carla Valente de Almeida garante que “as festas este ano são um upgrade do que já existia, aprendendo de ano para ano e mantendo o mesmo espírito de inovação”, adiantando ainda que “as propostas de diversão são mais que muitas, pensadas e estruturadas de acordo com os diferentes gostos e estilos das pessoas”.
Numa conjugação perfeita entre o tradicional e o moderno, as festas contam ainda com algumas novidades, como o fogo-de-artifício, nos dias 21,22, 23 e depois 28, 29 e 30 de Agosto, sendo que “nos dias de abertura e encerramento está previsto um espectáculo sincronizado de 15 minutos, com cinco placas de fogo na Baía, que promete prender o olhar dos visitantes. Isto se as condições climatéricas o permitirem”.
Também o Largo Cidade Vitória irá acolher, pela primeira vez, uma espécie de “praça de artistas”, a trabalhar ao vivo, sob o tema “os pintores”. Em paralelo, está a decorrer a 2.ª edição do concurso de fotografia - “Cascais e as gentes” - cuja exposição vai ficar patente na Junta de Freguesia de Cascais. Os prémios serão entregues dia 21 de Agosto.
Na Baía, as “barraquinhas” servirão de montra aos trabalhos de diversos artesãos urbanos, com destaque para bijutaria e sabonetes. “Este ano tivemos imensas inscrições o que demonstra que as Festas do Mar são uma marca para o concelho”, esclarece a autarca.
Já as tasquinhas dos restaurantes, farturas e cafés “estão entregues às duas associações dos pescadores de Cascais. São elas que vão gerir os espaços”, adianta.
Durante 10 dias, Cascais torna-se local de paragem obrigatória para muitas, muitas pessoas. Não perca!